PARCERIA

Desenvolvimento de ações entre Brasil, França e países africanos e criação de um centro de pesquisa multidisciplinar em rios foram temas na reunião

Encontro entre administração superior e comitiva do IRD visa pensar a atuação do instituto na UnB nos próximos anos, sobretudo em pesquisas voltadas aos rios brasileiros. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

Uma comitiva do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) esteve na Universidade de Brasília (UnB) para planejar suas atividades para os próximos cinco anos. A reitora Márcia Abrahão sugeriu a criação de um centro de pesquisa multidisciplinar com foco nos rios brasileiros. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (12), no prédio da Reitoria.

“Podemos pensar com os parceiros a criação de um centro de pesquisa em rios. Eu tenho todo o interesse e darei o apoio necessário. A França é a principal parceira da UnB, desenvolvemos muitas pesquisas, inclusive na minha área, a geologia. Tenho certeza que vamos avançar em nossos projetos”, disse a reitora.

O IRD desenvolve atividades de pesquisa no Brasil desde 1960. Na Universidade de Brasília, tem forte atuação em temas relacionados a desigualdades e doenças vetoriais, por exemplo.

“Estamos presentes no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) e em pesquisas na Amazônia. Pesquisamos também os geoquímicos e apoiamos pesquisas no Departamento de Geografia (GEA/ICH) em parceria com o Núcleo de Medicina Tropical, tratando sobre doenças vetoriais e desigualdades no acesso à saúde”, contou Corinne Brunon-Meunier, diretora-adjunta do IRD, que também demonstrou interesse em desenvolver ações tripartite entre Brasil, França e países africanos.

>> Relembre: Laboratório integra UnB, Fiocruz e instituto francês

PARCERIA – A UnB tem termos de cooperação com o IRD firmados para o desenvolvimento de pesquisas no Brasil e na França, e ambas as partes sinalizaram o desejo de renovar o acordo.

“Estamos num processo de prorrogação da assinatura do nosso termo de cooperação, faremos a renovação desse acordo que tem sido riquíssimo para a Universidade de Brasília. Apostamos nessa renovação para incluir outras áreas do conhecimento. A questão da desigualdade, por exemplo, é um tema muito forte que abrange diversos programas", destacou o decano de Pós-Graduação, Lúcio Rennó.

Com a renovação do acordo, pesquisas em andamento e novas parcerias poderão se firmar para um maior intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e franceses nos dois países.