INOVAÇÃO

Evento nesta quinta (5) dará visibilidade aos resultados e às perspectivas para a iniciativa, desenvolvida em parceria entre UnB e Fiocruz Brasília

Evento será transmitido pelo canal no YouTube da Fiocruz Brasília. Arte: Divulgação

A Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde para o Enfrentamento da Covid-19 (Picaps) completou dois anos no dia 29 de abril de 2022. Apesar de ainda recente, o trabalho desenvolvido pela Picaps tem sido cada vez mais abrangente, com a ampliação de seus eixos de atuação. Para celebrar, além da divulgação dos resultados alcançados no período e do planejamento dos próximos passos, será realizado um evento nesta quinta-feira, 5 de maio, a partir das 14h30, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Fiocruz Brasília.

>> Relembre: UnB e Fiocruz lançam plataforma para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus

A Picaps surgiu de uma parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Fiocruz Brasília. Aplataforma foi criada para apoiar estratégias de integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Vigilância em Saúde nos territórios para o enfrentamento da covid-19, inicialmente, e de outras crises sanitárias e suas consequências. O objetivo é a construção coletiva de respostas às emergências de saúde pública (epidemias, desastres e desassistência), a partir de tecnologias digitais e infraestrutura de suporte às pessoas e às unidades de saúde.

A proposta foi pensada para atender os 180 residentes da Escola de Governo Fiocruz-Brasília que atuavam diretamente em todos os territórios do DF no enfrentamento da pandemia de covid-19, para que se tornassem multiplicadores das soluções identificadas. Mas os resultados alcançados permitiram ampliar esse escopo, e a Picaps passou a oferecer suporte aos mais de 32,5 mil gestores e profissionais que trabalham nos serviços da APS. Hoje, após dois anos de trabalho, a Picaps está mais global. O ecossistema de inovação da plataforma passou a incluir quatro eixos de atuação: Inovação Social pelo Radar de Territórios do Distrito Federal; Inovação Educacional pela Teleorientação; Inovação em Serviços pela Inteligência Epidemiológica; e Inovação Digital pela Transformação Digital e Saúde Digital.

A Picaps tem atuado para apoiar a APS e a Vigilância em Saúde do SUS, além de identificar e oferecer suporte para grupos e territórios vulneráveis durante a pandemia de covid-19. No cenário atual, a cooperação e integração de diversos atores e ações de suporte têm possibilitado construir redes de respostas rápidas entre pesquisadores, profissionais de saúde e comunidade, por meio do compartilhamento de recursos e da construção conjunta de resultados concretos para a sociedade. Dessa forma, além do enfrentamento da covid-19 e do auxílio na construção de cenários pós-pandemia, a iniciativa busca criar uma rede sustentável de ações, cooperação e integração para atuar em diferentes cenários de crise na saúde pública.

A Picaps tem coordenação executiva do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fiocruz Brasília e da Sala de Situação da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB. A coordenação geral é realizada pela diretora da Fiocruz, Fabiana Damásio, pela decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Maria Emília Walter, e pela decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia.