PUBLICAÇÃO

Chamada para a revista Participação foi prorrogada até 27 de maio; envio deve ser feito por formulário

Revista Participação celebra os 60 anos da UnB e o centenário de Darcy Ribeiro. Arte: Divulgação/DEX

 

Neste ano, além do centenário de um dos maiores intelectuais brasileiros, Darcy Ribeiro (1922-1997), completam-se 60 anos de uma das suas mais importantes criações, a Universidade de Brasília. Esses dois acontecimentos compõem o tema da 37ª edição da revista de Extensão da UnB Participação: UnB 60 anos e o centenário de Darcy Ribeiro: a pluralidade de um encontro. A Participação é editada pelo Decanato de Extensão (DEX/UnB) desde 1997.

 

A submissão de artigos teóricos, teórico-empíricos e relatos de experiência para a edição está aberta até o dia 27 de maio por meio de formulário. Podem enviar textos extensionistas docentes, discentes e técnicos administrativos da UnB e de outras universidades brasileiras. Os artigos devem seguir as Diretrizes para Autores e o Modelo de Submissão da revista.

 

Além dos artigos sobre os 60 anos da Universidade de Brasília e o centenário de Darcy Ribeiro, a revista Participação também aceita textos que dialogam com outros temas da obra do antropólogo, como a questão indígena, a educação e a literatura. Outros artigos sobre Direitos Humanos, Saúde, Comunicação, entre outros, devem refletir a diversidade da prática extensionista no Distrito Federal, no seu Entorno e no país como um todo.

 

"Este número da revista Participação se abre a práticas extensionistas desenvolvidas em diferentes contextos de diálogo entre universidade e sociedade. Ao mesmo tempo, e de modo complementar, objetiva destacar o legado de Darcy Ribeiro no âmbito dos 60 anos da UnB", destaca Rogério Ferreira, diretor de Desenvolvimento e Integração Social do DEX. "O pensamento de Darcy fomenta, ainda hoje, possibilidades de transformação da Universidade, potencializando seu papel social. Ao colocar em diálogo a extensão universitária e as ideias de Darcy, a Participação intenciona evidenciar um novo panorama de ações acadêmicas pautadas em demandas enraizadas nos territórios."

 

A REVISTA – O projeto editorial da revista considera a extensão como espaço gerador de inovações e intervenções sociais que visam responder a uma aspiração, atender a uma necessidade, criar uma solução ou aproveitar uma oportunidade de ação, com objetivo de modificar as relações sociais e promover a integração social.

 

Artigos de desenvolvimento teórico devem ser sustentados por ampla pesquisa bibliográfica e devem propor novos modelos para fenômenos relevantes no campo da extensão universitária. Já trabalhos empíricos devem fazer avançar o conhecimento na área por meio de pesquisas metodologicamente bem fundamentadas, criteriosamente conduzidas e adequadamente analisadas.

 

O relato de experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência em extensão universitária, estabelecendo ponderações e reflexões embasadas tanto na experiência relatada quanto no devido aporte teórico, de modo a contribuir de forma relevante para a sua área de atuação e para o fortalecimento da extensão universitária.

 

As últimas edições da revista Participação tiveram como tema a reinvenção da extensão em tempo de pandemia e os projetos de combate à covid-19 selecionados pelo Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de Combate à Covid-19 da UnB (Copei).

 

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 Leia também:

>> Sessão especial do Consuni celebra 60 anos da UnB

>> UnB e SBPC lançam oficialmente a 74ª Reunião Anual

>> Feac 2022 marca o retorno das atividades esportivas presenciais na UnB

>> Concurso cultural premia futuras cientistas na UnB

>> Pesquisadores buscam fortalecer a produção de vinho no DF e Ride

>> Reitora celebra o Dia da Educação na Câmara

>> UnB é primeira do país em Saúde e Bem-estar e em Educação de Qualidade

>> Sessão solene no Senado celebra história da UnB

>> Mulheres que fizeram história na Universidade de Brasília

>> Consuni comemora os 60 anos da UnB

>> Exposição e roda de conversa encerram concurso cultural que incentiva participação de meninas na ciência

>> Aplicativo desenvolvido em projeto da UnB recebe prêmio internacional

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.