COMUNIDADE

Renovação de documento anterior, termo viabiliza também outras parcerias entre as instituições por 5 anos

Márcia Abrahão, Wilson Conciani e Olgamir Amancia em solenidade de assinatura de termo de cooperação entre UnB e IFB. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A continuidade da expansão da UnB para regiões administrativas do Distrito Federal deu um importante passo nesta segunda-feira (30). Fundação Universidade de Brasília (FUB) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) firmaram acordo de cooperação que, entre outros pontos, viabiliza utilização de espaço físico do IFB como base para realização de aulas, oficinas e outras atividades de extensão da Universidade na Cidade Estrutural.

Em 2017, o Decanato de Extensão (DEX) da UnB lançou edital para integrar projetos ao polo de extensão na região. A divulgação do edital foi precedida por fórum comunitário, realizado no primeiro semestre do ano. Munido de informações sobre os desejos e necessidades da comunidade local, o DEX iniciou as chamadas de projetos, de forma a atender à população. Como resultado final, 15 ideias foram selecionadas.

“Queremos que todas as instituições públicas de ensino se consolidem, para agir nas comunidades. Desta vez, o acordo começa na extensão. O objetivo é que UnB e IFB se tornem mais fortes para contribuir para o futuro do país”, afirmou a reitora da UnB, Márcia Abrahão.

O termo assinado nesta segunda-feira é uma renovação do anterior, cuja vigência foi encerrada em 2017. A parceria visa ainda promover cooperação cultural e técnico-científica entre as partes, de 2018 a 2023, com o objetivo de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“Esta aliança caminha no sentido de garantir expansão da extensão e da pesquisa, que são de interesse da população, da comunidade acadêmica e da juventude. E isso é muito importante para as duas instituições”, ressaltou a decana de Extensão, Olgamir Amancia.

O reitor do IFB, Wilson Conciani, vê na parceria uma oportunidade de aprender com a expertise da UnB. “Juntas, as instituições de ensino podem aprofundar o que fazem e se tornarem, cada vez mais, um lugar de gente que produz transformação”, disse.

ESTRUTURAL – Segundo Olgamir, o Polo da Estrutural é relevante para consolidar as ações da UnB na região. “O IFB tem estrutura espalhada em várias regiões no DF, então essa parceria é essencial, pois permite a expansão da Universidade em um momento de refluxo do ensino superior”, destacou a decana.

A assinatura do termo aconteceu no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), no campus Darcy Ribeiro. A diretora de Desenvolvimento e Integração Regional do DEX, Iracilda Pimentel, o pró-reitor de Extensão em exercício do IFB, Rodrigo Alfani, e o pró-reitor de Ensino do IFB, Adilson Cesar de Araujo, também participaram da reunião.