SEXAGENÁRIO

O histórico Anfiteatro 9 recebeu ex-reitores, egressos e membros dos conselhos Diretor e Comunitário

Emocionante. Para muitos dos presentes à sessão especial do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília (UnB), esse é o adjetivo que melhor define o que aconteceu no Anfiteatro 9, na última sexta-feira (29). Pela primeira vez de forma presencial desde o início da pandemia de covid-19, o encontro celebrou os 60 anos da UnB.

>> Confira a edição 27 da revista Darcy, comemorativa do sexagenário da UnB

A reitora Márcia Abrahão, o vice-reitor Enrique Huelva, o professor emérito Aldo Paviani, a diretora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Brasília, Fabiana Damasio, e a jornalista egressa da UnB Márcia Zarur compuseram a mesa solene. A sessão contou com a presença dos ex-reitores Antonio Ibañez, Ivan Camargo e José Geraldo de Sousa Júnior.

“Falo hoje como ex-aluna da UnB. E somente quem foi aluno da UnB sabe o que sentimos. Guardamos isso no nosso coração para o resto da vida. E ser reitora desta Universidade neste momento é uma enorme honra", afirmou Márcia Abrahão. A reitora fez especial menção aos "ceolinos", estudantes que nas primeiras décadas da UnB moravam no CO, o Centro Olímpico, onde hoje está a Casa do Estudante Universitário (CEU). "Um abraço aos ceolinos do passado, do presente e do futuro!"

Reitora Márcia Abrahão lembrou dos estudantes que moravam no CO nas primeiras décadas da Universidade. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

Em discurso bastante aplaudido, o vice-reitor Enrique Huelva destacou a capacidade que a Universidade tem de ecoar tudo o que de melhor acontece nela. "A UnB não apenas superou uma ditadura, mas contribuiu decisivamente para que a ditadura fosse superada; não apenas se redemocratizou internamente, como irradiou a sua força democratizadora em prol da redemocratização do país; não apenas se tornou mais diversa e plural, como ajudou e ajuda a que a diversidade e a pluralidade se estabeleçam como valores fundamentais na sociedade."

Membro da comissão UnB 60 anos, o professor emérito Aldo Paviani relembrou um pouco de seus 53 anos de trajetória na Universidade. “Participei da criação do Departamento de Geografia, que inicialmente era Geografia e História, dentro do Instituto de Ciências Humanas (ICH), do qual também fui diretor e que me deu muita honra ver crescer”, rememorou.

Também membro da comissão formada para organizar a celebração do aniversário da UnB, a jornalista Márcia Zarur, ex-aluna da Universidade, registrou a importância que a UnB tem em seu seio familiar. “Sempre gosto de lembrar que o meu pai era um dos estudantes com as mãos na cabeça naquela cena emblemática na quadra de basquete, quando a polícia invadiu o campus em 1968. Como diz o cineasta Vladimir Carvalho, a UnB foi agredida diversas vezes, e mostrou que é dona de uma inabalável potência para resistir. Que a nossa UnB siga produzindo, resistindo e encantando”, desejou.

Fabiana Damásio, diretora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), exaltou a importante parceria firmada entre a UnB e a Fiocruz no combate à pandemia de covid-19. “Diante dessa crise global, quando tivemos tantas vidas perdidas, as duas instituições se uniram e conseguimos inaugurar a plataforma de inteligência cooperativa para atuação na atenção primária. Atendemos a mais de 200 residentes, articulados com a Secretaria de Saúde do DF.”

HOMENAGENS – O professor emérito Hugo Rodas foi homenageado durante a sessão com a exibição de um vídeo realizado em seu velório, no palco do Teatro Galpão no momento de sua despedida. Rodas, que morreu no último dia 13 de abril, foi um ativo participante da Comissão UnB 60 anos.

>> Assista ao especial da UnBTV sobre Hugo Rodas

Durante a sessão especial, foram entregues títulos de Honra ao Mérito aos cinco egressos da UnB, que tiveram suas indicações aprovadas pelo Consuni. Amaro Luiz de Oliveira Gomes, Dario Grattapaglia, Erika Jucá Kokay, Marcus Vinícius Guimarães Lacerda e Rommel Novaes Carvalho receberam a outorga pelas contribuições de destaque em suas áreas de atuação.

No evento, também foi lançado o portal UnB Imagens, um repositório de fotografias marcantes – históricas e atuais – da UnB, dividido em categorias que pretendem facilitar a pesquisa e o acesso direto da comunidade universitária, da imprensa e de toda a sociedade.

Confira a cerimônia completa: