ÓRGÃOS COLEGIADOS

Conselho Universitário também votou a composição da Câmara de Direitos Humanos

Colegiado aprovou indicações de cinco ex-estudantes que se destacam em suas áreas de conhecimento ao título de Honra ao Mérito. Imagem: Reprodução/UnBTV

Em sua última reunião, em 8 de abril, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou, por aclamação, a concessão do título de Honra ao Mérito para cinco ex-estudantes que se destacam em suas áreas de conhecimento: Amaro Luiz de Oliveira Gomes, Dario Grattapaglia, Erika Jucá Kokay, Marcus Vinícius Guimarães Lacerda e Rommel Novaes Carvalho.

“Quero parabenizar a comissão pela escolha desses nomes. Estou impressionado com os currículos. A UnB está de parabéns por ter ex-alunos de tamanha qualidade e liderança em pesquisa, tanto no setor privado quanto no setor público”, afirmou o professor Luciano Emidio da Fonseca. A entrega da homenagem ocorrerá em sessão especial do Consuni pelo aniversário dos 60 anos da Universidade, em 22 de abril.

Reconhecido na área de Ciências da Vida, Marcus Vinícius Guimarães Lacerda formou-se em Medicina em 1999. Hoje trabalha no Instituto Leônidas e Maria Deane, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Publicou quase 400 artigos e dois livros, além de ter recebido mais de 20 prêmios e títulos desde a graduação.

Indicada pela área de Ciências Humanas e Sociais I, Érica Jucá Kokay é formada em Psicologia desde 1998. Exerce função parlamentar desde 2003, sendo atualmente deputada federal. Tem como pautas principais a luta antimanicomial, a atuação em prol da comunidade LGBTQIA+ e a defesa dos direitos humanos.

Nas Ciências Humanas e Sociais II, foi aprovada a indicação de Amaro Luiz de Oliveira Gomes, formado em Ciências Contábeis em 1985. Amaro foi diretor do Departamento de Normas do Banco Central do Brasil e secretário de Coordenação e Governança de Empresas Estatais do governo federal. Desde 2009, está na International Accounting Standards Board (IASB).

Da área de Ciências Exatas, da Terra e da Tecnologia, foi aprovada a indicação de Rommel Novaes Carvalho. Formado em Ciências da Computação em 2003, ele contribuiu participou da implementação da ciência dos dados na Controladoria-Geral da União, tendo recebido prêmios pelos trabalhos desenvolvidos. Trabalha para a empresa Meta, responsável pelo Facebook.

Por fim, foi aprovada a indicação de Dario Grattapaglia. Formado em Engenharia Florestal em 1985, ele é pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Por dois anos consecutivos, integrou a lista dos cientistas mais influentes do mundo, elaborada na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Indicações ao CDH foram organizadas pelo professor Rafael Villas Bôas, que na imagem aparece ao lado da reitora Márcia Abrahão e da professora da FAC Dione Moura. Imagem: Reprodução/UnBTV

CÂMARA DE DIREITOS HUMANOS – O Conselho aprovou também, por unanimidade, a composição da Câmara de Direitos Humanos. As cinco áreas do conhecimento, os centros e os campi indicaram representantes. E também a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), o Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães (DCE) e a Associação de Estudantes de Pós-Graduação (APG).

“Temos a expectativa de que a Câmara cumpra um papel fundamental e que seja uma referência para o conjunto das universidades públicas, na expectativa de que levem adiante procedimento semelhante”, afirmou o professor Rafael Villas Bôas, membro da comissão que organizou as indicações.

Confira a íntegra da reunião: