PLANO DE OBRAS

Novo espaço vai liberar a ocupação de salas do Centro de Ensino Médio 4, cedidas pela Secretaria de Educação do GDF para uso da UnB desde 2008

Diretor da FCE, João Paulo Chieregato, reitora Márcia Abrahão e vice-diretora da FCE, Laura Toni, inauguram novo prédio na UnB Ceilândia. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

 

No mês em que a região administrativa de Ceilândia completa 51 anos, a Universidade de Brasília (UnB) entregou uma Unidade de Ensino e Pesquisa para a Faculdade UnB Ceilândia (FCE). Os 3 mil estudantes de cursos da área de saúde e os 171 docentes da Faculdade contarão com um espaço de 2,227 mil metros quadrados, com 15 laboratórios. A obra custou R$ 8,028 milhões. A cerimônia de inauguração aconteceu na quinta-feira (31).

“É uma alegria poder inaugurar mais um espaço na UnB Ceilândia, lugar que eu ajudei a criar. Esse prédio é uma conquista de toda a comunidade que faz desse campus excelente, com todos os cursos de graduação excelentes e os dois cursos de pós-graduação caminhando para a nota 5. A UnB Ceilândia nos traz muito orgulho. Aproveitem para continuar a fazer ensino, pesquisa e extensão de qualidade”, disse a reitora Márcia Abrahão.

Ela relembrou que, quando era decana de Ensino de Graduação, enfrentou resistências para a criação da FCE. A reitora coordenou o Reuni, Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, instituído pelo governo federal em 2007. À época foram criados os campi de Ceilândia e Gama e ampliada a oferta de vagas na Faculdade UnB Planaltina e no campus Darcy Ribeiro. Estiveram na cerimônia desta quinta (31) os ex-diretores Diana Pinho e Araken Werneck, que também contaram um pouco sobre a história dos últimos 14 anos do campus.

Com a entrega do novo prédio, as salas que a UnB ocupa desde 2008 no Centro de Ensino Médio 4, na Ceilândia Sul, serão liberadas para uso da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal. “Tive uma reunião com a secretária de Educação e eles foram muito pacientes com o prazo que pedimos. Ficamos felizes em poder devolver esse espaço para os nossos adolescentes da Ceilândia, que em breve poderão ser nossos estudantes”, afirmou Márcia Abrahão.

Prédio da FCE permitirá a devolução das instalações do Centro de Ensino Médio 4, utilizadas pela UnB desde 2008. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

 

O atual diretor da FCE, João Paulo Chieregato, contou da alegria em ver o prédio pronto depois de dois anos, no momento em que a retomada integral das atividades presenciais está sendo planejada. Enfatizou o empenho da gestão da Universidade em relação ao campus da Ceilândia em seu Plano de Obras, mesmo em meio aos cortes orçamentários. “Manifestei a nossa preocupação, uma vez que os recursos de investimento das universidades estavam sendo fortemente cortados. A professora Márcia puxou totalmente a responsabilidade para si e falou que nós deveríamos apenas definir as nossas necessidades para o espaço e que ela buscaria os recursos. Um sonho que hoje se tornou realidade", comemorou Chieregato. A vice-diretora da FCE, Laura Toni, também esteve presente na cerimônia.

O início das obras coincidiu com o período mais crítico da pandemia. Muitos desafios se impuseram para a continuidade da construção do espaço, inclusive com extensão do prazo de execução da obra. “A construção civil foi considerada atividade essencial e os nossos colaboradores estiveram na linha de frente da produção da infraestrutura da UnB. Gostaria de agradecer toda a nossa equipe que esteve firme aqui”, ressaltou o secretário de Infraestrutura, Augusto Dias.

UnB CEILÂNDIA – Com 3 mil estudantes, sendo 2.807 matriculados em cursos de graduação e 193 na pós-graduação, a UnB Ceilândia foi criada em 2008. O novo espaço tem 15 laboratórios, além de espaços para o núcleo integrado de pós-graduação, análise de dados e evidências em Saúde Coletiva, para processos e práticas integradas baseadas em simulação, biotério e experimentação animal, entre outros. O prédio foi construído pela empresa Veja Construtora e Incorporações Ltda.

Serão atendidos os cursos de graduação de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Saúde Coletiva e Terapia Ocupacional e os cursos de pós-graduação em Ciências da Reabilitação e Ciências e Tecnologias em Saúde, especialização em Análises Clínicas, em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia Traumato-Ortopédica: Reabilitação e Treinamento Funcional.

 

Leia também:

>> Em seu ato final, agenda #8M destaca ações de enfrentamento a discriminação e violência de gênero

>> Próximo semestre letivo da UnB será presencial

>> Cooperação entre UnB e MPT facilitará acesso de estudantes com deficiência ao mercado

>> UnB divulga resultado da terceira etapa do PAS

>> Semana Universitária 2022 tem data pra começar

>> Sala de Situação da UnB publica relatório com ações que marcam seus cinco anos de atuação

>> Biblioteca Central reabre espaços de estudo para o público externo a partir de 28 de março

>> Universidade assina contrato para construção do Centro de Biotecnologia Molecular (C-Biotech)

>> Reitoras destacam seguram no retorno às atividades presenciais

>> Consuni aprova título de Honoris Causa para Sueli Carneiro

>> CDT recebe selo de reconhecimento pela capacidade de prospecção de novos negócios

>> Livro organizado por pesquisadoras da UnB aborda violência contra as mulheres nas universidades

>> 70% das empresas juniores da UnB são comandadas por mulheres

>> Site reúne informações sobre acesso à graduação na UnB

>> Universidade divulga calendário com datas dos próximos processos seletivos

>> UnB amplia orçamento de unidades acadêmicas e administrativas

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.