RETOMADA

Até então, acesso estava restrito à comunidade acadêmica mediante agendamento prévio. Horário de funcionamento permanece o mesmo

O acesso ocorrerá por ordem de chegada e a limitação máxima será de acordo com os assentos disponíveis. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

A partir desta segunda-feira (28), os espaços de estudo da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB) também poderão ser utilizados pelo público externo. Até então, o uso estava restrito à comunidade acadêmica, mediante agendamento prévio. Agora não será mais necessário reservar um lugar.

Nesta etapa serão liberados mais salões de estudo, o que vai possibilitar o aumento da capacidade de atendimento da BCE. Os espaços disponibilizados são ventilados, seguem o distanciamento mínimo e estão apropriados para o uso seguro, com cerca de mil assentos, 46 mesas e 105 baias individuais, o que representa aproximadamente 50% da capacidade total da BCE.

De acordo com as novas regras, o acesso ocorrerá por ordem de chegada e a limitação máxima será de acordo com os assentos disponíveis. O uso de máscaras é obrigatório no prédio da BCE (que não fornece o equipamento de proteção ao público), assim como a apresentação do comprovante de vacinação completa contra a covid-19.

>> Comprovante de vacinação é exigido em todos os prédios da UnB desde fevereiro

“A BCE é um dos grandes pontos de interação da UnB com a sociedade em geral. A reabertura é uma sinalização do compromisso da Universidade com a comunidade do Distrito Federal. Somos uma biblioteca historicamente integrada com a cidade e que oferece serviços ao público em geral”, destaca o diretor da biblioteca, Fernando Leite.

“A reabertura é uma sinalização do compromisso da UnB com a comunidade do Distrito Federal”, afirma o diretor da BCE, Fernando Leite. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB [2018 - antes da pandemia]

 

A partir de segunda-feira (28), os membros da comunidade acadêmica também poderão utilizar os laboratórios de acesso digital sem necessidade agendamento prévio. Além disso, para este público as cabines de estudo estão disponíveis para empréstimo.

Apesar da liberação de novos salões de estudo e abertura para o público externo, o horário de funcionamento da biblioteca permanece: dias úteis, das 7h às 23h45. “Os próximos passos de abertura total da BCE, que ocorrerão muito em breve, são o funcionamento aos sábados, domingos e feriados e a retomada do funcionamento 24 horas”, garante Fernando Leite.

PANDEMIA – As atividades presenciais na BCE foram suspensas no dia 13 de março de 2020, em razão da pandemia de covid-19. Antes da crise sanitária mundial, a biblioteca recebia diariamente um fluxo médio de 3.700 pessoas.

Em dezembro de 2021, a BCE reabriu alguns salões de estudo para a comunidade acadêmica. A estudante de Engenharia Mecânica, Letícia Gomes, 23 anos, voltou a utilizar os serviços da biblioteca e conta que sentiu falta de ter um espaço para estudar durante a pandemia.

“Enquanto estava com aulas a distância eu senti falta. Até agora eu estou fazendo disciplinas on-line, mas eu estou vindo aqui para estudar.” Com a proximidade do fim do semestre, ela acredita que a BCE será mais procurada, mas avalia que as medidas de segurança são adequadas.

“Estou me sentindo bastante segura, vejo que todos estão usando máscara e está tendo espaçamento entre as mesas”, observa a estudante.

Professor do Instituto Federal de Brasília e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Pedro Couto voltou à BCE pela primeira vez desde o início da pandemia na última terça-feira (22).

“Sou professor e acho que as bibliotecas representam um laço comunitário fundamental, porque os estudantes vêm pegar livros, usar o computador, usar a internet, os professores também, tem as obras raras para quem faz pesquisas com elas, tem os outros espaços multimeios. Então a biblioteca é um órgão fundamental”, considera o docente.

 

Leia também:

>> UnB está presente na quarta edição da Campus Party Brasília

>> Universidade assina contrato para construção do Centro de Biotecnologia Molecular (C-Biotech)

>> Reitoras destacam seguram no retorno às atividades presenciais

>> Consuni aprova título de Honoris Causa para Sueli Carneiro

>> CDT recebe selo de reconhecimento pela capacidade de prospecção de novos negócios

>> Livro organizado por pesquisadoras da UnB aborda violência contra as mulheres nas universidades

>> 70% das empresas juniores da UnB são comandadas por mulheres

>> Site reúne informações sobre acesso à graduação na UnB

>> Universidade divulga calendário com datas dos próximos processos seletivos

>> UnB amplia orçamento de unidades acadêmicas e administrativas

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave