60 ANOS

A cerimônia será realizada no dia 2 de maio, às 9h, no auditório da Reitoria da Universidade

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade de Brasília (UnB) realizam o lançamento oficial da 74ª Reunião Anual na próxima segunda-feira, 2 de maio, às 9h, no Auditório da Reitoria. O evento deste ano terá como tema Ciência, independência e soberania nacional, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna.

Nesta semana, a SBPC diminuiu o valor da taxa de inscrição. O investimento para participar do evento vai de zero (para inscrições sem material) até R$ 270,00, de acordo com a categoria dos inscritos.

Entre os dias 24 e 30 de julho, o público poderá participar de atividades presenciais nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, Ceilândia, Gama e Planaltina – e virtuais, pelos canais da SBPC e UnB no YouTube.

A realização da 74ª RA na UnB é uma das grandes atividades da Universidade, a qual se une a SBPC, para a comemoração de seus 60 anos.

A cerimônia de lançamento oficial desta segunda-feira será no auditório da Reitoria da Universidade e contará com a participação de Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, Márcia Abrahão Moura, reitora da UnB, e Maria Emília Walter, decana de Pesquisa e Inovação da UnB e coordenadora da Comissão Executiva Local do evento.

A Programação Científica será composta por conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos e sessão de vídeo-pôsteres. O evento contará também com atrações como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), além da SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação e a SBPC Inovação. De forma experimental, a SBPC levará à UnB atividades do programa SBPC vai à Escola, destinadas aos estudantes e professores da educação básica.

O evento se encerra com o Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

HISTÓRICO – Realizada ininterruptamente desde 1949, em um estado brasileiro diferente a cada ano, quase sempre em universidade pública, a Reunião Anual da SBPC nos últimos dois anos (2020 e 2021) precisou ser realizada em formato apenas virtual, devido ao agravamento da pandemia de coronavírus. Em 2022, porém, com a melhora nos indicadores de contágio do vírus, o evento acontece em formato híbrido, com atividades presenciais nos campi da UnB (parte delas transmitidas ao vivo pelos canais do YouTube da SBPC e da Universidade), e atrações exclusivamente virtuais. A Sessão de Pôsteres e os minicursos continuarão realizados apenas on-line. A SBPC e a UnB enfatizam que as atividades presenciais obedecerão rigorosamente aos protocolos sanitários de segurança contra a propagação da covid.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.

Lançamento oficial da 74ª Reunião Anual da SBPC
Data: 2 de maio de 2022