INTERNACIONALIZAÇÃO

Embaixador do Japão e reitora Márcia Abrahão discutiram ampliação de intercâmbio entre docentes e estudantes e atividades de difusão cultural

Reunião entre administração superior, embaixador do Japão e representantes do Instituto de Letras visou avançar em parcerias estratégicas para internacionalização. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

A ampliação do intercâmbio entre docentes e estudantes e as formas de valorizar e divulgar a língua e a cultura japonesa foram alguns dos assuntos tratados entre a reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, e o embaixador do Japão, Teiji Hayashi, em reunião nesta terça-feira (10), no Salão de Atos da Reitoria.

“É uma alegria receber o senhor aqui. Nós temos muito interesse em fomentar o intercâmbio acadêmico e aumentar a presença de estudantes japoneses na UnB. Conte com a nossa colaboração para essas iniciativas”, disse a reitora. Para difundir a cultura japonesa, Márcia Abrahão sugeriu a realização de uma mostra de filmes a ser veiculada pela UnBTV.

Hayashi contou que a pandemia desmotivou os estudantes japoneses a virem para o Brasil. “Fico satisfeito em saber que o próximo semestre será de aulas presenciais. Peço o apoio da UnB para a seleção de bons candidatos para o intercâmbio”.

Reitora Márcia Abrahão e embaixador Teiji Hayashi trocaram lembranças. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

O embaixador também informou que gostaria de realizar uma doação de livros sobre a história japonesa para a Biblioteca Central (BCE) da Universidade e planeja realizar uma conferência on-line no final de junho em comemoração aos 60 anos da UnB, que é a única instituição de ensino superior que oferece o curso de licenciatura em Letras - Japonês no Centro-Oeste, com 250 estudantes matriculados.

Também participaram da reunião a vice-diretora do Instituto de Letras da UnB, Gladys Quevedo, o coordenador do curso de licenciatura em Letras - Japonês, Fausto Pereira, e o primeiro secretário da Embaixada do Japão, Suzuki Hiroyuki.

COOPERAÇÃO – A cooperação com o Japão para o ensino da língua japonesa na Universidade foi formalizada em 1981, quando a licenciatura era uma atividade de extensão. Atualmente, dez acordos estão em vigor entre a UnB e instituições japonesas e totalizam mais de 400 alunos estudando japonês, incluindo as turmas do UnB Idiomas.

Em novembro de 2021, a UnB firmou uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para criar uma cátedra sobre a modernização japonesa no Núcleo de Estudos Asiáticos (Neasia), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam).