INTERNACIONALIZAÇÃO

Embaixador do Japão e reitora Márcia Abrahão discutiram ampliação de intercâmbio entre docentes e estudantes e atividades de difusão cultural

Reunião entre administração superior, embaixador do Japão e representantes do Instituto de Letras visou avançar em parcerias estratégicas para internacionalização. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

 

A ampliação do intercâmbio entre docentes e estudantes e as formas de valorizar e divulgar a língua e a cultura japonesa foram alguns dos assuntos tratados entre a reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, e o embaixador do Japão, Teiji Hayashi, em reunião nesta terça-feira (10), no Salão de Atos da Reitoria.

 

“É uma alegria receber o senhor aqui. Nós temos muito interesse em fomentar o intercâmbio acadêmico e aumentar a presença de estudantes japoneses na UnB. Conte com a nossa colaboração para essas iniciativas”, disse a reitora. Para difundir a cultura japonesa, Márcia Abrahão sugeriu a realização de uma mostra de filmes a ser veiculada pela UnBTV.

 

Hayashi contou que a pandemia desmotivou os estudantes japoneses a virem para o Brasil. “Fico satisfeito em saber que o próximo semestre será de aulas presenciais. Peço o apoio da UnB para a seleção de bons candidatos para o intercâmbio”.

Reitora Márcia Abrahão e embaixador Teiji Hayashi trocaram lembranças. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

 

O embaixador também informou que gostaria de realizar uma doação de livros sobre a história japonesa para a Biblioteca Central (BCE) da Universidade e planeja realizar uma conferência on-line no final de junho em comemoração aos 60 anos da UnB, que é a única instituição de ensino superior que oferece o curso de licenciatura em Letras - Japonês no Centro-Oeste, com 250 estudantes matriculados.

 

Também participaram da reunião a vice-diretora do Instituto de Letras da UnB, Gladys Quevedo, o coordenador do curso de licenciatura em Letras - Japonês, Fausto Pereira, e o primeiro secretário da Embaixada do Japão, Suzuki Hiroyuki.

 

COOPERAÇÃO – A cooperação com o Japão para o ensino da língua japonesa na Universidade foi formalizada em 1981, quando a licenciatura era uma atividade de extensão. Atualmente, dez acordos estão em vigor entre a UnB e instituições japonesas e totalizam mais de 400 alunos estudando japonês, incluindo as turmas do UnB Idiomas.

 

Em novembro de 2021, a UnB firmou uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para criar uma cátedra sobre a modernização japonesa no Núcleo de Estudos Asiáticos (Neasia), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam).

 

Leia também:

>> UnB publica resultado de transferência facultativa e portador de diploma de ensino superior

>> Lançadas quatro chamadas para compor programação de evento paralelo da 74ª Reunião Anual da SBPC

>> Reitora e secretária de Educação no DF conversam sobre a creche na UnB

>> Reitora recebe procurador-geral Federal na UnB

>> Eventos comemoram o mês da matemática

>> Plataforma de Inteligência Cooperativa completa dois anos

>> Reitora inaugura primeiro auditório do Instituto de Ciências Humanas

>> O legado do ensino na última década

>> Máscara Vesta é aprovada pela Anvisa

>> Solenidade marca lançamento oficial da 74ª Reunião Anual da SBPC

>> Periódico de extensão da UnB está com submissões abertas

>> Sessão especial do Consuni celebra 60 anos da UnB

>> UnB e SBPC lançam oficialmente a 74ª Reunião Anual

>> Feac 2022 marca o retorno das atividades esportivas presenciais na UnB

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.