VISITA

Gestor e sua equipe estiveram em reunião específica com quadro da Procuradoria Federal junto à UnB

O procurador-geral Federal, Miguel Kauam, a reitora Márcia Abrahão e o procurador-chefe da Universidade, Tiago Coutinho, trataram de assuntos abordados cotidianamente na Procuradoria Federal junto à UnB. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, e o procurador-geral Federal, Miguel Kauam, estiveram em reunião na quinta-feira (5), no Salão de Atos. Entre outros assuntos, o encontro abordou a diversidade da natureza de temas com que a Procuradoria Federal junto à UnB lida cotidianamente e a excelência do quadro de procuradores da Universidade. A reitora agradeceu o apoio que a Procuradoria-Geral Federal (PGF) tem dado às universidades.

De acordo com Márcia Abrahão, a UnB tem muitas especificidades que enriquecem o trabalho da Procuradoria da Universidade, como o patrimônio imobiliário e a gestão de enorme quantidade de contratos e convênios. “É uma procuradoria que tem demandas variadíssimas e emite pareceres que são utilizados como referência no Brasil inteiro”, destacou a reitora.

Miguel Kauam contou ter trabalhado de maneira bem próxima à Universidade Federal do Paraná quando foi o chefe da Procuradoria do estado e pôde conhecer melhor a realidade e as demandas das universidades. “A universidade é um pilar importante da sociedade. Gostaria de reafirmar o nosso compromisso com a defesa das universidades. Seja qual for a decisão que a Universidade tomar no âmbito de sua autonomia”, disse.

Quadro de procuradores da UnB foi elogiado pelo procurador-geral. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

O procurador-geral Federal esteve na UnB também para reunião específica com o procurador-chefe da Universidade de Brasília, Tiago Coutinho, e sua equipe. Kauam classificou o quadro de procuradores da UnB como qualificadíssimo: “Está à altura do que a instituição representa para o país”. Tiago Coutinho afirmou que a Procuradoria tem recebido muito apoio da gestão. “Temos condições melhores de infraestrutura e credibilidade para realizar o nosso trabalho.”

Quando assumiu a Reitoria, em 2016, Márcia Abrahão reorganizou a localização das áreas administrativas para prédios e espaços maiores e melhores. “Todas as áreas estavam aqui, no prédio da Reitoria. Não cabia mais ninguém. Estavam aqui desde a década de 1960, quando a Universidade foi criada. Hoje nós não temos mais problemas com descumprimento de prazos por parte da nossa Procuradoria, como acontecia antes de assumirmos”, explicou a reitora.

ANDIFES – A reitora, que ocupa a segunda vice-presidência da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), ressaltou o suporte da PGF às universidades. “Gostaria de agradecer o trabalho que vocês têm feito. Eu me aproximei muito da procuradoria desde o início do meu primeiro mandato e também agora na Andifes.”

O procurador-geral também realçou a importância de suas participações em reuniões da Andifes. “A Andifes é um espaço muito rico porque conseguimos saber o que está acontecendo de uma forma ampla nas universidades federais. Participar da Andifes é saber primeiro.”