EXATAS

Realizados em parceria com alunos do Petmat, palestras on-line e lançamento de livro também marcam os 60 anos do departamento da UnB na área

Atividades comemorativas são organizadas pelo Departamento de Matemática, que este ano completa 60 anos. Foto: Pixabay

 

No dia 6 de maio é celebrado o Dia Nacional da Matemática. A data foi instituída pela Lei nº 12.835, de 26 de junho de 2013, decisão tomada em homenagem ao nascimento do matemático e educador Malba Tahan. O mês também tem como marco o Dia das Mulheres na Matemática, em 12 de maio. Em celebração, o Departamento de Matemática (MAT) realiza uma série de eventos que destaca, ainda, os 60 anos da unidade, comemorados juntamente com o sexagenário da Universidade de Brasília.

 

>> Confira artigo sobre os 60 anos do Departamento de Matemática (MAT)

 

Nesta sexta-feira (6), uma palestra on-line, às 10h, cujo tema é Celebrando a história dos pioneiros dos 60 anos do MAT e a da UnB, será transmitida no canal do YouTube do Programa de Educação Tutorial do Departamento de Matemática (Petmat), e relembra a trajetória de nomes como Malba Tahan.

 

Pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, o escritor nasceu no Rio de Janeiro no dia 6 de maio de 1895 e publicou diversas obras sob a entidade literária. O maior destaque é o célebre O homem que calculava. O autor escreveu vários livros de didática e ensino de Matemática, com a assinatura de Malba Tahan ou professor Mello e Souza.

 

Para Luciana Ávila, professora do MAT e tutora do Petmat, a atividade é “uma maneira de a gente comemorar esse dia, essa ciência que é tão importante. O objetivo é divulgar a matemática de forma mais lúcida e dinâmica, de forma que a gente possa despertar esse interesse pela ciência”.

 

O evento nesta sexta também relembra a trajetória dos pioneiros do departamento. “É um momento único para a gente rememorar as trajetórias desde a inauguração. São pessoas que servem de influência e ajudaram a construir todo o departamento e a torná-lo o que ele é hoje”, complementa Luciana.

 

MULHERES – Segundo o site oficial do May 12, Celebrating Woman In Mathematics, no dia 31 de julho de 2018, durante o Encontro Mundial para Mulheres em Matemática (WM)², no Rio de Janeiro, foi votada a criação do Dia das Mulheres na Matemática, em homenagem à iraniana Maryam Mirzakhani, primeira mulher a ser premiada com uma Medalha Fields.

 

Na Universidade de Brasília, a data será comemorada com uma palestra a ser transmitida on-line no canal do Petmat, às 10h do dia 12. O tema é 12 de maio: celebração das mulheres do Departamento de Matemática nos seus 60 anos e visa discutir a contribuição feminina na matemática, com o objetivo de aumentar a participação das mulheres na área.

Ayrton Teixeira, discente do Petmat, e Luciana Ávila, tutora do programa e professora do MAT, estão na organização dos eventos do departamento neste mês. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

O evento será presidido somente por mulheres e abordará a história daquelas que construíram o MAT desde a década de 1960. Entre elas, as professoras Jaqueline Godoy Mesquita, Keti Tenenblat e Chang Chung Yu Dorea. “Quem foram as pioneiras, quais foram as primeiras doutoras do MAT e como elas contribuíram com a área serão alguns dos temas do debate”, explica a professora Luciana Ávila.

 

25 ANOS DO PETMAT – O Departamento de Matemática também lança o livro 25 anos do PET Matemática da UnB. A obra conta a história do programa de tutoria do departamento até então. A atividade será no dia 10 de maio, às 15h30, no MAT e, às 16h, no canal no YouTube do grupo. Será o primeiro evento híbrido da unidade desde o início da pandemia.

 

O livro foi produzido pela professora Luciana Ávila em parceria com estudantes de vários semestres do PET Matemática. É o caso do Ayrton Anjos Teixeira, discente da graduação na área e petiano, como são chamados os mentorandos.

 

Ele explica que as atividades do programa são baseadas no tripé que formam as universidades – ensino, pesquisa e extensão. "Fazemos pesquisas individuais, monitorias, seminários e circuitos de vivências, nos quais visitávamos alunos de escolas públicas para realizarmos as atividades lá.”

 

O Programa de Educação Tutorial (PET) é uma iniciativa nacional vinculada ao Ministério da Educação e está presente em várias universidades brasileiras. No Petmat, são realizadas pesquisas individuais e coletivas, além de organizados diversos eventos acadêmicos e científicos, como colóquios regionais, Bienal de Matemática, Semana Universitária, Dia Nacional da Matemática, além do clube do livro, minicursos e monitorias.

 

Os eventos promovidos neste mês de maio serão abertos ao público, com emissão de certificados para quem se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

 

Relembre algumas iniciativas relacionadas ao Departamento de Matemática da UnB:

>> Departamento de Matemática organiza pela primeira vez maior colóquio da área no Centro-Oeste

>> As várias formas da Matemática

>> UnB recebe maior evento de análise matemática do país

>> Estudantes vivem novas experiências em encontro mundial

>> Encontro de mulheres na Matemática inaugura congresso mundial na área

>> A matemática está em tudo

 

Leia também:

>> Plataforma de Inteligência Cooperativa completa dois anos

>> Reitora inaugura primeiro auditório do Instituto de Ciências Humanas

>> O legado do ensino na última década

>> Máscara Vesta é aprovada pela Anvisa

>> Solenidade marca lançamento oficial da 74ª Reunião Anual da SBPC

>> Periódico de extensão da UnB está com submissões abertas

>> Sessão especial do Consuni celebra 60 anos da UnB

>> UnB e SBPC lançam oficialmente a 74ª Reunião Anual

>> Feac 2022 marca o retorno das atividades esportivas presenciais na UnB

>> Concurso cultural premia futuras cientistas na UnB

>> Pesquisadores buscam fortalecer a produção de vinho no DF e Ride

>> Reitora celebra o Dia da Educação na Câmara

>> UnB é primeira do país em Saúde e Bem-estar e em Educação de Qualidade

>> Sessão solene no Senado celebra história da UnB

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.