SERVIÇO

Parceria com governo federal resultou em site que oferecerá curso de educação financeira, além de orientações sobre direitos

Foto: Arquivo Pessoal

Após parceria para desenvolver o Atlas de Acesso à Justiça e o Registro de Identidade Civil (RIC), equipe do Laboratório Latitude, da Engenharia de Redes do Departamento de Engenharia Elétrica (ENE/FT), recebeu o convite para voltar a trabalhar com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça. Um dos primeiros resultados do trabalho é um portal de defesa do consumidor.

Como principal ferramenta, a página garante acesso rápido ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), ao Mapa do Consumidor, que indica onde existem unidades do sistema, ao Recall, site para recolha de produtos com defeitos, e ao site do consumidor, em que se pode fazer reclamações e ver a avaliação de empresas.

O portal também deixa disponível orientações à população por meio do Manual de Direito do Consumidor e do Manual de Planos de Saúde e Relações de Consumo. Outra forma de contribuir para um consumo mais consciente é a oferta de cursos pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC). Para maio, já estão confirmadas as inscrições para o curso de Introdução a Defesa do Consumidor e cursos como Elaboração de Projetos e Execução de Convênios, Plano de Saúde Relações de Consumo e Educação Financeira para Consumidores estão previstos para serem oferecidos.

O PROJETO -  O professor de Engenharia de Redes e responsável pelo projeto, Rafael Timóteo, conta que a parceria rendeu não só o produto final, mas também conhecimento para o grupo. "Foram seis meses de trabalho vinculados a essa pesquisa que renderam pelo menos seis artigos publicados pela equipe”. Este ano, a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) lança programa de educação financeira, também em parceria com a Universidade. "Os cursos a distância oferecidos para todo o Brasil terão certificação feita pela UnB”, explica a doutoranda Janaína Beatriz, integrante da equipe de Engenharia de Redes.

Da UnB, fazem parte da equipe de criação do portal o professor Rafael Timóteo, o coordenador Ugo Dias e os estudantes Janaína Beatriz, Eduardo Diniz, Beatriz Santana, Pricilla Amorim e o líder da equipe Flávio Gomes. Também foram feitas parcerias com outros departamentos de Universidade. O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) participou oferecendo suporte à equipe.