INTERNACIONALIZAÇÃO

Documento propõe intercâmbio de estudantes e professores da Universidade Nacional de Aviação da Ucrânia, com foco no desenvolvimento científico

Representantes da Universidade de Brasília e da Universidade Nacional de Aviação da Ucrânia (NAU) reuniram-se na quarta-feira (21), no Salão de Atos da Reitoria, para a assinatura de um memorando de entendimento. O documento propõe um plano de cooperação e intercâmbio acadêmico e sincroniza expectativas das áreas de interesse de ambas as instituições. A oficialização do acordo vai possibilitar a troca de experiências e recursos tecnológicos para o desenvolvimento científico.

Reitora Márcia Abrahão e o reitor Maksym Lutskyi assinaram o acordo entre a UnB e a NAU. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A celebração entre as universidades foi assinada pela reitora Márcia Abrahão e pelo reitor da NAU, Maksym Lutskyi. O evento contou com a presença do docente da Faculdade UnB Gama (FGA) Olexiy Shynkarenko, do secretário de Assuntos Internacionais, Virgílio Almeida, e do encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Tkach Anatoliy.

A reitora Márcia Abrahão destacou que o documento vai além do estreitamento de laços. Ela lamentou o momento por que passa o país europeu. “Gostaria de iniciar me solidarizando com a Ucrânia, assolada pela guerra. Este memorando é mais um passo para o desenvolvimento e a consolidação do nosso curso de Engenharia Espacial e da nossa Faculdade de Tecnologia do Gama. Também, é um momento muito importante para nosso Parque Científico e Tecnológico e uma oportunidade para áreas como direito, medicina, ciências sociais”, disse.

“Vivemos tempos muito difíceis na Ucrânia. Tivemos a pandemia da covid-19 e, agora, quase dois anos de guerra. No entanto, a nossa universidade continua seu desenvolvimento e sua vida. Esse acordo com a UnB é só o começo da nossa colaboração”, afirmou o reitor Maksym Lutskyi.

O diplomata Tkach Anatoliy ressaltou a construção de vínculos entre o Brasil e a Ucrânia. “Considero muito importante que nossos países já estejam cooperando. A Ucrânia está atravessando um período delicado da guerra não provocada e de invasão em grande escala pela Rússia. No entanto, tenho muito orgulho de o nosso país estar olhando para o futuro”, ponderou o encarregado de negócios da embaixada ucraniana.

Professor da Faculdade UnB Gama (FGA), o ucraniano Olexiy Shynkarenko [em primeiro plano] participou do desenvolvimento do memorando. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

O professor da FGA Olexiy Shynkarenko foi um dos envolvidos no trabalho que resultou no memorando de entendimento. “Foram meses de preparação para assinarmos esse documento de cooperação. Há diversas áreas em que podemos participar e colaborar. Será muito frutífero para todos nós”, garantiu.

Para o secretário de Assuntos Internacionais, Virgílio Almeida, o acordo é “um sinal claro de amizade”.

NAU – A Universidade Nacional de Aviação da Ucrânia contribuiu significativamente para o desenvolvimento do ensino superior europeu e é, hoje, uma das mais importantes instituições de aviação do mundo. A Universidade oferece também cursos no campo da Mecânica, engenharias Elétrica e Eletrônica e Ciências da Computação e dos Materiais.