ÓRGÃOS COLEGIADOS

Conselho também renovou autorização para que Finatec continue como fundação de apoio do Hospital Universitário de Brasília

Durante reunião, conselheiros também aprovaram, por aclamação, título de Mérito Universitário ao servidor Eugênio Pacelli de Oliveira. Imagem: Reprodução/UnBTV

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou o primeiro Regimento Interno da Biblioteca Central (BCE). Já havia um documento em uso, mas ele datava de 1970 e não havia passado pelo Consuni. A reunião ocorreu na sexta-feira (13).

De acordo com o regimento, o atendimento ao público é atividade prioritária da BCE, que é considerada um órgão complementar da Universidade e, portanto, exerce atividades de caráter permanente de apoio, necessárias ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

Também foi aprovada a renovação de autorização para atuação da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) como fundação de apoio ao Hospital Universitário de Brasília (HUB). A Finatec tem o objetivo de superar obstáculos burocráticos para realização de pesquisas acadêmicas.

A documentação apresentada destaca que houve apoio efetivo da Finatec a três projetos do HUB no valor total de R$ 591.435,23. “No ecossistema de Ciência & Tecnologia relacionado à pesquisa clínica, a gente não tem tanta expertise para a contratação deste tipo de projeto. A Finatec aceitou o desafio e está fazendo um bom trabalho”, ressaltou o diretor da Faculdade de Medicina da UnB, Gustavo Romero, relator do parecer.

ACLAMAÇÃO – Foi aprovado por aclamação o título de Mérito Universitário ao servidor Eugênio Pacelli de Oliveira por sua atuação destacada como funcionário público. A indicação partiu da chefia do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face). Eugênio Pacelli atuou na criação do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA) no início da década de 1990.

“Eu conheci o Eugênio quando eu cheguei à UnB. Ele trabalhava no DAC. Quando eu fui lá, reivindicar minha vaga de moradia no Centro Olímpico, era o Eugênio que recebia a documentação. Estamos falando de 40 anos atrás. E ao longo desses anos todos a trajetória dele foi excepcional”, reforçou o professor Eduardo Tadeu Vieira, professor da Face, que era diretor da faculdade à época da solicitação.

A reunião do Consuni também definiu a substituição de membros do Conselho Editorial da Editora Universidade de Brasília estabelecendo um movimento de rodízio entre as diferentes unidades da UnB.

USO DE MÁSCARA – Na reunião, a reitora da UnB, Márcia Abrahão, destacou a importância do uso de máscaras, mesmo com a suspensão da obrigatoriedade no dia 22 de maio, e da vacinação contra a covid-19. “Vamos continuar fazendo uma grande campanha de esclarecimento e conscientização da nossa comunidade”, disse. “Nós somos uma instituição educadora e queremos ser cada vez mais uma universidade promotora da saúde. Contamos com a colaboração dos diretores, dos gestores e de toda a comunidade para que a Universidade continue sendo exemplo de combate à pandemia de covid-19 entre as universidades, no Distrito Federal e no Brasil”, completou.

Confira a 493ª reunião do Consuni: