RECONHECIMENTO

Técnico de arquivo trabalha no Instituto de Geociências desde 1977. Homenagem ocorreu em cerimônia no auditório da Reitoria

Sérgio Brito recebeu o título de Mérito Universitário das mãos da reitora Márcia Abrahão. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

O servidor técnico Sérgio Paulo Ferreira de Brito recebeu, nesta quarta-feira (1º), o título de Mérito Universitário por ter se distinguido pelos relevantes serviços prestados à UnB. A cerimônia aconteceu no auditório da Reitoria. Familiares, amigos e comunidade do Instituto de Geociências (IG) – unidade à qual o homenageado está vinculado – estiveram presentes no evento. A outorga foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em junho de 2020.

 

“É um prazer receber essa homenagem. Lembro de cada momento, com cada pessoa, tanto no campo quanto administrativamente. Fico sem palavras de receber uma homenagem como essa”, disse Sérgio. “Nossa reitora, eu a vi entrando como aluna de graduação e depois no mestrado, no doutorado. Hoje está aqui como reitora da nossa Universidade”, lembrou.

 

“Seria difícil enumerar todas as atividades que Serjão realizou no instituto porque ele nunca se contentou em exercer apenas o trabalho que sua função determinava”, mencionou a professora do IG Tati de Almeida. 

 

Serjão, como é conhecido, é técnico de arquivo e ingressou na UnB em 1977, aos 18 anos, para trabalhar no Departamento de Geologia, hoje Instituto de Geociências. Ele é a memória viva de todo o processo de organização e disponibilização de dados cartográficos no IG. Cuidava da reprodução heliográfica de mapas trabalhando horas seguidas em máquinas que exalavam forte odor de amônia, fácil de provocar uma intoxicação. Serjão realizava essas tarefas entre várias outras que iam além de suas funções e exigiam urgência e cuidados.

 

“Conheci a minha esposa no IG, ela era desenhista dos mapas. Os alunos pegavam os dados, passavam para ela, ela passava para o nanquim e eu copiava na máquina de amônia. Trabalhava de noite porque era muito tóxico, ficava até de madrugada e, no outro dia, entregava para os alunos”, lembrou Serjão.

 

No final dos anos 1980, o arquivo fotográfico no qual ele trabalhava foi adicionado a um volumoso arquivo de imagens de satélites de sensoriamento remoto, e ele teve que se qualificar para manusear e catalogar aquelas imagens, aprendizado que ele adquiriu de forma autodidata. Em 1990, ele foi de extrema importância na montagem do Laboratório de Sensoriamento Remoto, trabalhando na manutenção dos equipamentos do laboratório, organização de horários para atendimento aos professores e alunos e apoio aos inúmeros cursos de treinamento que o laboratório oferece à comunidade externa.

Welitom Borges, diretor do IG, ressaltou a energia vibrante de Serjão e agradeceu as contribuições que deixou ao instituto. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

Em 2002, ele passou a cuidar de toda a infraestrutura operacional e administrativa do curso de especialização em Geoprocessamento que o Laboratório de Sensoriamento Remoto ministra. Ele também faz o trabalho de campo das disciplinas da Geologia e o trabalho de campo final do curso de graduação. Serjão recebeu título de Ouro da Casa em 2018, homenagem concedida a servidores que completaram 40 anos de instituição.

 

A reitora Márcia Abrahão destacou que Serjão é parte da história da UnB e exemplo para as novas gerações de servidores. “Serjão, você é um exemplo de servidor e amigo, um orgulho enorme para a UnB. O IG é um instituto que tem essa qualidade de formação porque temos pessoas do nível do Serjão. Ele é o que a gente espera de um servidor público que procura aprender e atender as pessoas", disse.

 

O diretor do Instituto de Geociências, Welitom Borges, destacou a personalidade agregadora de Sérgio. “Ele sempre nos animava com sua energia vibrante, o que fez com que Serjão todos os anos fosse homenageado pelos alunos [nas colações de grau]. Em nome de todos os servidores, quero agradecer a você, Serjão, por dedicar o seu tempo de trabalho para a formação dos geólogos, geofísicos e cientistas ambientais da UnB."

 

Confira a cerimônia de outorga do título:

 

 

Leia também:

>> Nova direção da Faculdade de Tecnologia toma posse

>> UnB oferece pilates para idosos

>> Inscreva-se na 74ª Reunião Anual da SBPC e ganhe um brinde exclusivo

>> Reitora inaugura UnB Cerrado e Polo de Extensão na Chapada dos Veadeiros

>> Programa Ciência é 10! qualifica professores para o ensino de ciências nas escolas

>> UnB se prepara para receber estudantes em presencialidade integral

>> Universidade lamenta a morte do emérito Antônio Augusto Cançado Trindade

>> Especialista da UnB analisa aumento de casos de dengue no Distrito Federal

>> Obras de arte em diferentes formatos podem ser conferidas no campus Darcy Ribeiro

>> UnB instala Câmara de Direitos Humanos

>> Pesquisa cataloga móveis da UnB desenhados por Sérgio Rodrigues

>> Primeiro aluno surdocego ingressa em mestrado da Universidade de Brasília

>> UnB e Exército assinam aditivo de cooperação para serviços gráficos

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.