FORMAÇÃO

Especialização conclui ciclo de atividades com publicação de artigos sobre experiências dos cursistas em sala de aula

Programa C10 foi incorporado na UnB pelo Instituto de Física e pelo Centro de Educação a Distância. Arte: Divulgação


Wellington Moreira é professor de Biologia no Colégio Estadual Professora Ester da Cunha Perese, em Luziânia (GO). O interesse em aprimorar o ensino de conteúdos na área o motivou a ingressar, pela UnB, no Ciência é 10! (C10), programa de especialização (pós-graduação lato sensu) em ensino de ciências a distância. A iniciativa visa oferecer ferramentas e conteúdos para agregar à qualidade das iniciativas em sala de aula de escolas públicas e privadas brasileiras, e tem como base a investigação e a reflexão das práticas pedagógicas.

 

A experiência do curso, desenvolvido de 2019 a 2022, rendeu a realização de pesquisas translacionais, em caráter interdisciplinar e com mediação de tecnologias digitais, voltadas à melhoria do ensino em ciências na educação básica, sobretudo no Distrito Federal e na região Centro-Oeste.

 

>> Relembre: Especialização da UnB leva conteúdo científico a estudantes da educação básica do DF durante a pandemia

 

Após passar pelo programa, Wellington se reconhece como um novo docente. Segundo ele, a experiência no curso e o grupo envolvido (professores, coordenadores, tutores e demais) abriram seus olhos em relação a como ensinar os conceitos científicos de maneira prática, inteligível e didática. “Aprendi com os professores que a Universidade sempre estará lá quando precisarmos dela e que eles estão sempre à disposição para que nos tornemos profissionais de excelência”, relata.

 

À época lecionando em Goiânia, Wellington focou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na reflexão sobre estratégias de ensino em outra área de interesse: a física. Em sua monografia, intitulada Investigação no ensino de ciências: as propriedades físicas do ar com atividades experimentais nos anos finais do ensino fundamental, o docente discutiu como as atividades investigativas auxiliaram na aprendizagem significativa de conhecimentos físicos em uma escola pública de Goiânia.

 

Ele constatou que as estratégias, pautadas no envolvimento dos alunos em experimentos com materiais de baixo custo, como a construção de um carrinho movido pelo ar liberado por um balão sendo esvaziado, permitiram a compreensão dos conceitos da área de forma simples e acessível.

Marcello Ferreira, responsável pelo C10, aponta que os trabalhos finais permitiram a avaliação das estratégias de ensino aplicadas pelos cursistas nas escolas. Foto: Arquivo pessoal

 

"Percebeu-se, neste estudo, que as atividades experimentais auxiliam na compreensão e na promoção de um ambiente escolar que relaciona as atividades do cotidiano dos estudantes aos conhecimentos científicos, estimulando a investigação e viabilizando a alfabetização científica, tornando o processo de aprendizagem potencialmente significativo", aponta no trabalho, cujos resultados foram divulgados, em coautoria com pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Física, na revista Experiências em Ensino de Ciência.

 

Os impactos de outras pesquisas e práticas de ensino que resultaram do C10 também podem ser conferidos na atual edição da revista científica Physicae Organum. Para concluir o ciclo de atividades do programa, 20 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos professores-cursistas, como são chamados os participantes, foram selecionados para compor o oitavo volume da publicação, editada pelo Instituto de Física (IF) da UnB.

 

Nos artigos são divulgados os desdobramentos das experiências dos cursistas e o impacto delas em sala de aula, a fim de incentivar outros professores e escolas a tornarem o ensino de ciências cada vez mais lúdico, dinâmico e inspirador. Para isso, foi utilizada linguagem acessível nas monografias.

 

“Temos o passo a passo [das práticas], a sequência do que deve ser feito, ou como foi feito, e como seria melhor fazer. Inclusive, com críticas do que não deu certo, e sempre contextualizando”, explica Marcello Ferreira, professor do Instituto de Física (IF) e um dos responsáveis pelo programa na Universidade.

 

As monografias publicadas são resultado de estudos desenvolvidos ao longo de 18 meses sob supervisão de especialistas na área, que deixaram contribuições e auxiliaram na prática de ensino escolar. Os trabalhos abordam desde pesquisas com DNA vegetal até sobre a esfericidade da Terra e a veracidade da ingestão de substâncias ácidas contra a covid-19.

 

Realizada em conjunto com os alunos do PET Física, a edição também contou com colaboração do pós-doutorando de Física Marcos Costa, que estuda letramento científico e auxiliou como editor associado. A publicação dos artigos abre oportunidade para que outros profissionais da área possam se inspirar com a aplicação destes conhecimentos.

O professor do IF Olavo Filho também esteve à frente do programa na UnB, que ofertou 480 horas de aula. Imagem: Reprodução

 

C10 NA UnB – O Ciência é 10! é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa abrange 20 instituições de ensino superior em todo o Brasil.

 

Na Universidade de Brasília, o C10 foi incorporado pelo Instituto de Física (IF) e pelo Centro de Educação a Distância (Cead), sendo encabeçado pelos professores do IF Olavo Filho e Marcello Ferreira. O curso esteve voltado para professores de ciências, principalmente dos anos finais do ensino fundamental, mas também teve adesão de docentes do ensino médio.

 

“O público habitual são os professores de ciências, ou das disciplinas específicas de ensino: Física, Química e Biologia, excepcionalmente, Matemática", explica Olavo Filho.

 

Com o lema Redimensionando a prática docente em ciências dentro e no entorno das situações cotidianas das salas de aulas de ciências, o Ciência é 10! ofereceu um total de 480 horas de aula e contou com 124 ingressantes na UnB. Estruturado de forma interdisciplinar, considerando situações práticas vivenciadas no cotidiano escolar para o ensino de ciências, o curso foi organizado em quatro eixos temáticos: Vida, Ambiente, Universo e Tecnologia.

 

Contribuir na qualificação dos professores da educação básica na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito de aprender com qualidade social, e também para a efetiva mudança das dinâmicas de sala de aula, são perspectivas previstas na proposta pedagógica.

 

Para Marcello Ferreira, um dos desafios para a aplicação dos conhecimentos do curso foi a pandemia: “os professores-cursistas tiveram prejuízos ou impedimentos para executar plenamente a proposta pedagógica do curso devido ao ensino remoto na educação básica”. Outra limitação foi a impossibilidade de realizar atividades nos três polos presenciais – Asa Norte e Planaltina (ambos no Distrito Federal) e Goiânia –, como previsto originalmente, o que afetou o engajamento dos cursistas. 

 

Ainda assim, ele ressalta os aspectos positivos da experiência, com a introdução de perspectivas interdisciplinares e fundamentadas em tecnologias digitais, “o que ampliou as possibilidades e até mesmo as competências do Instituto de Física e de seus professores para a oferta de formação continuada de professores de ciências nessas bases”.  

 

Leia também:

>> UnB se prepara para receber estudantes em presencialidade integral

>> Universidade lamenta a morte do emérito Antônio Augusto Cançado Trindade

>> Especialista da UnB analisa aumento de casos de dengue no Distrito Federal

>> Obras de arte em diferentes formatos podem ser conferidas no campus Darcy Ribeiro

>> UnB instala Câmara de Direitos Humanos

>> Pesquisa cataloga móveis da UnB desenhados por Sérgio Rodrigues

>> Primeiro aluno surdocego ingressa em mestrado da Universidade de Brasília

>> UnB e Exército assinam aditivo de cooperação para serviços gráficos

>> Semana Universitária será presencial e começa em agosto

>> UnB entrega ao Exército ferramentas de avaliação psicológica de militares

>> Personalidades relatam experiências marcantes vividas na UnB

>> Inscrições da 74ª Reunião Anual da SBPC seguem abertas

>> Revista Traços destaca os 60 anos da Universidade de Brasília

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.