HOMENAGEM

Série realizada pela UnBTV faz parte do conjunto de celebrações dos 60 anos da Universidade

Depoimentos de personalidades cujas trajetórias foram marcadas pela UnB compõem a série de vídeos produzidos pela UnBTV. Montagem: Divulgação

Em comemoração ao aniversário da Universidade de Brasília (UnB), a UnBTV preparou a série 60 anos em 60 segundos, que traz egressos, membros da comunidade acadêmica e personalidades públicas para contarem os fatos memoráveis que viveram na Universidade. Os vídeos de um minuto são postados no canal do Youtube da UnBTV.

>> Assista aos vídeos da série 60 anos em 60 segundos

O professor de Antropologia da UnB José Jorge de Carvalho contou que o episódio mais significativo vivenciado na UnB foi a luta pela Política de Cotas, da qual participou como coautor. “Nós conseguimos ser a primeira universidade a aprovar as cotas na graduação, em 2003. Depois pautamos a discussão em 2014 e somos hoje a única instituição com as cotas raciais plenas. Passamos também para a pós-graduação e continuamos sendo referência nacional nessa discussão que transformou as universidades brasileiras.”

“A UnB passou por muitas fases, mas sempre foi para mim um lugar de curiosidade, um lugar de contato com pessoas diferentes de mim e contato com visões de mundo diferentes da minha. Parte do que eu sou hoje, eu devo à UnB”, também compartilhou a jornalista Ana Paula Padrão, formada na UnB em 1986.

A professora emérita da UnB, Fernanda Sobral, que é vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), relatou que viveu inúmeras experiências marcantes na UnB e ressaltou o contato com seus alunos na graduação, as orientações que ofereceu na pós-graduação e o avanço que percebia em seus alunos de iniciação cientifica como momentos significantes na sua trajetória.

O professor indígena Gersem Baniwa, do Departamento de Antropologia da UnB, conta que teve três momentos inesquecíveis na Universidade. O primeiro foi seu ingresso: “Eu jamais pensei que poderia entrar na pós-graduação de uma universidade como a UnB, que é tão importante e simbólica.” O segundo foi quando recebeu o diploma e, o terceiro, quando se tornou professor da instituição. “Para mim, a UnB é símbolo dessa conquista e dessa potência que é a capacidade do ser humano, por mais desprivilegiado que seja, de alcançar importantes momentos dentro da sociedade.”

A primeira atriz negra formada na Universidade de Brasília, Cristiane Sobral, destacou o Departamento de Artes Cênicas como fundamental para aprender a usar sua expressão, voz e seu corpo, se colocar no mercado de trabalho e fazer grandes amigos.

O cientista Sidarta Ribeiro e o músico e professor de Comunicação da UnB Clodo Ferreira também comentaram suas experiências e celebraram a UnB.

UnB 60 ANOS – A Universidade de Brasília completou 60 anos em 2022. Atuante como sempre, necessária como nunca é o slogan escolhido para celebrar o aniversário. Para o ano todo, estão previstos seminários, apresentações artísticas, exposições, mostras de cinema, lançamento de livros, concursos e muitas outras ações e eventos dentro dos espaços dos campi, polos de extensão da UnB e em espaços públicos e escolas. A reunião anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC) acontecerá em julho como parte das comemorações.

Confira o depoimento do professor José Jorge de Carvalho: