RETOMADA

Em entrevista à UnBTV, Diêgo Madureira reforçou que UnB continuará incentivando adesão a vacinação e máscaras, mesmo sem obrigatoriedades

Apesar da queda da obrigatoriedade, uso de máscaras continuará sendo recomendado. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Foram dois anos de aulas remotas em função das restrições ocasionadas pela pandemia de covid-19. Agora, a UnB se prepara para retomar o ensino 100% presencial no próximo semestre, que começa no dia 6 de junho. Em entrevista à UnBTV, o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, tira dúvidas sobre os preparativos para a retomada, procedimentos para apresentação de trabalhos de conclusão de curso, trancamento de disciplinas, uso de máscaras e apresentação do cartão de vacinação contra a covid-19.

Abaixo, você lê a transcrição dos destaques da entrevista. Para ter acesso ao conteúdo completo, assista ao episódio de UnBTV Entrevista ao fim do texto.

UnBTV: Com a revogação da normativa do governo federal que orientava as instituições sobre o retorno seguro ao trabalho presencial, o que a Universidade de Brasília vai poder oferecer e também exigir da comunidade acadêmica para a ocupação aqui nos campi?

Diêgo Madureira: Desde a aprovação da última resolução do Cepe [Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão], no dia 7 de abril, condicionamos a realização de algumas atividades letivas remotas à permanência da IN 90 – a mais conhecida dessas normativas. Com a revogação dessa instrução normativa, perdemos a possibilidade de ofertar disciplinas de modo remoto. Portanto, teremos todas as atividades acadêmicas acontecendo no primeiro semestre de 2022 de forma presencial. Todas as demais flexibilizações aprovadas pelo Cepe continuam valendo, como a possibilidade de trancamento das disciplinas e do curso durante o semestre, justamente porque continuamos nessa transição entre o remoto e o presencial.

UnBTV: Em relação à retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras, como fica a cobrança ou não cobrança? A UnB pretende ainda incentivar o seu uso mesmo que não seja obrigatório?

Diêgo Madureira: Certamente. A Universidade de Brasília vinha adotando a obrigatoriedade tanto da apresentação do passaporte vacinal, como a gente acostumou a chamar, como do uso de máscara para o ingresso nos espaços físicos dos quatro campi enquanto havia respaldo legal para fazê-lo. Então foi por decisão do Conselho de Administração, que foi obrigado a revogar a sua resolução que tratava desse assunto quando o Ministério da Saúde mudou o status da situação de emergência do país. Esse movimento levou à revogação em cadeia de uma série de normas, o que nos fez perder também essa possibilidade jurídica de manter a obrigatoriedade. Mas o fim da obrigatoriedade não torna essas ações desnecessárias. Pelo contrário, a gente agora precisa intensificar nossas campanhas de comunicação, porque é extremamente importante que a gente incentive a vacinação. Já ficou muito claro que a redução significativa no número de mortes durante a pandemia, principalmente nessa última onda com o número maior de casos, deve-se à vacinação. Nós temos uma adesão muito boa no Brasil e no Distrito Federal, mas ainda não é completa. Então é extremamente importante que a gente incentive a vacinação porque as pessoas estão em risco de contrair a forma mais grave da doença, se não vacinadas. O mesmo se aplica às máscaras. Embora o uso de máscara não evite o contágio, ela reduz significativamente o risco. E o fato de a gente não estar mais tratando o assunto como obrigação não nos impede de continuar recomendando, reforçando a recomendação e acompanhando as campanhas, para usarmos do máximo de artifícios que temos para voltar de forma segura à presencialidade.

UnBTV: Hoje, que atividades poderão ser remotas?

Em relação às atividades acadêmicas, de fato não há a previsão de ocorrência [remotamente], a não ser de alguns estágios específicos, algumas atividades práticas no campo de tecnologia que já aconteciam dessa forma, e alguns estágios que tenham essa natureza. Mas de forma geral, as aulas, principalmente, ocorrerão de forma presencial. [A rapidez como isso se deu] implicou um ajuste de planejamento em todos os colegiados de curso. Alguns problemas decorrentes desse ajuste rápido vão ser notados, por exemplo, a disponibilização de espaços físicos pode atrasar um pouco, então durante o período de matrícula, nem todas as turmas terão o espaço físico já definido – a gente continua trabalhando nessa realocação. Assim como o número de vagas ofertadas [nas disciplinas], por conta dos reajustes para distanciamento [físico]. Essa adaptação está sendo feita da melhor maneira e da forma mais rápida possível.

UnBTV: Em relação aos TCCs, dissertações, teses, exames de qualificação, ainda vai ser possível fazer a apresentação remotamente?

Diêgo Madureira: Sim. No caso de apresentações de TCCs, e principalmente das defesas em pós-graduação, não há nenhuma restrição legal. Foi um ganho muito grande que nós tivemos com essa possibilidade de convidados de outros estados, de outros países, participarem desses momentos; ampliar para que outros possam assistir a essas defesas, então ainda existe essa possibilidade. Não é uma troca de formato, ou seja, não é obrigatório que essas defesas aconteçam de forma remota, mas existe essa possibilidade.