RECONHECIMENTO

Técnica do Laboratório de Laminação está ligada ao Instituto de Geociências desde 1992. Homenagem ocorreu no auditório da Reitoria

Dona Francisca (centro), como é conhecida, produziu lâminas polidas de rochas que foram utilizadas por diversas pesquisas Brasil afora. Acima, a homenageada exibe o título ao lado do diretor do IG, Welitom Borges, e da reitora Márcia Abrahão. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Figura marcante do Instituto de Geociências (IG), Francisca das Chagas Morais, conhecida por Dona Francisca, recebeu nesta terça-feira (28), em solenidade no auditório da Reitoria, o título de Mérito Universitário por se destacar pelos serviços prestados à UnB. A técnica do Laboratório de Laminação (Lablam) dedicou-se ao longo de 30 anos à produção de lâminas petrográficas, utilizadas por pesquisas que alcançaram o mundo e pelos alunos de graduação e pós-graduação do IG. A outorga foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em janeiro de 2020.

O professor José Eloi Guimarães Campos relembrou quando conheceu a servidora e agradeceu pelos serviços prestados. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

“Dona Francisca é a minha vencedora”, declarou José Eloi Campos, professor do Instituto de Geociências, no discurso de apresentação da outorgada, não escondendo o carinho que possui pela servidora. Ele ressaltou que não houve dúvidas quanto ao merecimento da homenagem prestada. “Parabéns para a Universidade, parabéns para o IG por ter a senhora como colaboradora esse tempo todo, e que você continue como exemplo”, disse à agraciada.

 

O professor também salientou que o trabalho dos servidores técnicos é fundamental para a formação acadêmica e para a pesquisa científica. 

 

Dona Francisca é referência na confecção de lâminas delgadas polidas. Além de fazer parte da formação de novos técnicos na área, Francisca das Chagas treinou e fez treinamento com profissionais da Petrobras. A comunidade do IG também reconhece o papel da servidora na rotina de trabalho do local e na manutenção dos equipamentos utilizados nas atividades acadêmicas.

 

“Eu me sinto a pessoa mais honrada em trabalhar no IG. Desde a época em que eu era estudante universitária, eu amava o ambiente da universidade. E eu sonhava em ser funcionária pública, de preferência dentro da Universidade", lembrou a homenageada em seu discurso de agradecimento. 

 

Francisca das Chagas iniciou a sua jornada na Universidade de Brasília trabalhando no Restaurante Universitário. Oito meses depois, passou em um concurso para técnica de laminação. Desde então, a servidora dedica-se ao trabalho, e, segundo ela, já à época “amava o que fazia”. “Vou sair [do IG] do jeitinho que eu entrei: feliz da vida!”, alegou.

A reitora Márcia Abrahão fez uso das lâminas polidas por Dona Francisca durante o mestrado pelo IG. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

O diretor do Instituto de Geociências, Welitom Borges, assim como o professor José Eloi, saudou as contribuições de Francisca para a pesquisa e para os estudantes da UnB e do Brasil: “O seu trabalho possibilitou a discentes, docentes e pesquisadores que utilizaram esse serviço vislumbrar o universo microscópico dos minerais”.

 

A reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, que tem graduação, mestrado e doutorado em Geologia pelo IG, afirmou: “Se não fosse pelas lâminas polidas de Dona Francisca, não estaria onde estou hoje”. Márcia ressaltou o caráter político da servidora, que sempre esteve a par das movimentações que aconteciam pela Universidade.

 

Ao final do seu discurso, a reitora destacou a importância de homenagear os servidores, tão importantes quanto os professores para a formação dos estudantes. “Quando um servidor recebe o Mérito, a Universidade está demonstrando para a sociedade qual é a qualidade do servidor que ela quer”, pontuou.

 

*estagiário em Jornalismo pela Secom/UnB.

 

Confira a solenidade de outorga do título:

 

Leia também:

>> Matrículas abertas para os webminicursos da 74ª Reunião Anual da SBPC

>> UnB capacita agentes de segurança dos quatro campi

>> Publicado edital para dupla diplomação e mudança de curso

>> Mural no Instituto de Artes homenageia o romance Ulysses

>> Cena contemporânea celebra 60 anos da UnB

>> Universidade homenageia indigenista Bruno Pereira e jornalista Dom Phillips

>> UnB aprimora infraestrutura de pesquisa e inovação

>> Embaixada da Coreia do Sul promove concerto em homenagem à UnB

>> Pesquisador comenta escalada da violência contra ativistas e povos da Amazônia

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.