PANORAMA CRÍTICO

Coordenador do Núcleo de Estudos Amazônicos, Manoel de Andrade analisa cenário de perseguição na região em programa da UnBTV

O Brasil é o quarto país que mais mata ativistas no mundo, de acordo com dados da ONG Global Witness. Além disso, a violência contra jornalistas no país aumentou 248% desde 2019, conforme levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Este mês, dois nomes juntaram-se a essas estatísticas: o do jornalista inglês Dom Phillips e o do indigenista Bruno Pereira, conhecidos por denunciar crimes ambientais e contra os povos indígenas na Amazônia. Ambos desapareceram na região do Vale do Javari, terra indígena localizada nos municípios de Atalaia do Norte e Guajará, no oeste do Amazonas.

Na avaliação do coordenador do Núcleo de Estudos Amazônicos (Neaz) da UnB, Manoel de Andrade, a perseguição às populações amazônicas e a ativistas sociais e ambientais tem se intensificado nos últimos anos.

“A Amazônia tem sido historicamente um território com um povo que tem sido massacrado, mas nos últimos anos isso tem sido uma constante, uma regra. São jornalistas, militantes dos movimentos sociais e ambientais, ambientalistas, líder sindicais... todos aqueles que estão ao lado dos povos tradicionais, dos povos originários, dos camponeses e do meio ambiente têm sido barbaramente perseguidos do ponto de vista ideológico, mas também material”, declarou ao programa UnBTV Entrevista.

Na conversa, ele abordou a escalada da violência na região, a defasagem na aplicação da legislação ambiental, o despreparo na fiscalização e educação contra crimes ambientais, a atuação do Estado nestas questões e a participação social na proteção ao bioma. O professor destacou ainda a programação da Mostra Adrian Cowell, de cinema ambiental, promovida pelo Neaz até sexta-feira (24).

Confira a íntegra da entrevista:

*Com informações da Secretaria de Comunicação (Secom/UnB).