INÍCIO DE SEMESTRE

Evento de boas-vindas do 1º/2022 coroou a retomada da presencialidade na Universidade. Flávia Biroli e Orquestra Marafreboi foram convidados desta edição

Flávia Biroli trouxe o tema Mulheres, desigualdades de gênero e desafios para a democracia no Brasil. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

Tradicional aula inaugural do semestre letivo, o #InspiraUnB recebeu, nesta quarta-feira (22), no Centro Comunitário Athos Bulcão, a professora Flávia Biroli, do Instituto de Ciência Política, e a Orquestra Popular Marafreboi para dar as boas-vindas a calouros e veteranos que voltaram presencialmente à Universidade de Brasília neste 1º/2022.

 

Palestrante principal do evento, a professora Flávia Biroli conversou com os estudantes sobre o tema Mulheres, desigualdades de gênero e desafios para a democracia no Brasil. Segundo Biroli, retomar as atividades presenciais discutindo esta temática com os estudantes é fundamental.

 

“Neste momento em que nós nos vemos no campus, e nos reconhecemos como a comunidade que constitui a UnB, é fundamental que a gente assuma coletivamente o desafio de construir uma sociedade e uma universidade mais justas em termos de gênero e mais igualitárias”, avaliou.

 

A participação política das mulheres e os obstáculos impostos pelas desigualdades de oportunidades e regulação do tempo dedicado ao cuidado de crianças e atividades domésticas, por exemplo, também foram temas abordados pela professora. "A divisão sexual do trabalho regula o acesso ao tempo, e tempo é um recurso importante na política. Além disso, tem a questão simbólica. Historicamente, as mulheres foram associadas à vida doméstica, privada, e os homens, ao espaço público. Isso tem mudado demais, mas essa associação faz com que as mulheres sejam vistas e julgadas de forma diferente dos homens, e isso pesa na política", disse em um dos momentos marcantes da palestra.

Orquestra Marafreboi resgatou ritmos da cultura nordestina. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB 

 

O vice-reitor Enrique Huelva falou aos estudantes sobre o início da trajetória acadêmica, e deu dicas de como eles podem aproveitar mais seu tempo na Universidade. “Aproveitem ao máximo dessa amplitude, tanto dentro de sala de aula quanto fora dela. A UnB também é espaço de consciência e conscientização política, da defesa de direitos individuais e coletivos e da construção de novos direitos”, disse.

 

A reitora Márcia Abrahão destacou seu orgulho por ser uma geóloga formada pela UnB. “Aqui é um local de muito aprendizado, de muito conhecimento e de muita troca”, frisou a gestora, que também parabenizou os estudantes e comemorou o retorno às atividades presenciais.

 

“Estou muito feliz por estarmos aqui presencialmente, com todo cuidado, com todo compromisso que temos com a vida, como demonstramos e temos demonstrado ao longo da pandemia”, compartilhou.

 

Vítor Luís, de 18 anos, é calouro de Engenharia Civil e comemorou a possibilidade de ingressar na UnB justamente no semestre em que as atividades presenciais foram retomadas. “Se eu tivesse entrado na UnB sem as aulas presenciais, eu ficaria muito triste. A UnB parece um parque, é muito bom poder andar de bicicleta por aqui e circular entre os espaços”, celebrou.

Para a estudante de Fisioterapia Milena Pereira, as aulas presenciais favorecem as atividades práticas. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

  

Mas a alegria de estar presencialmente num evento de boas-vindas não é só dos calouros. Milena Pereira, estudante de Fisioterapia da Faculdade UnB Ceilândia, está no sétimo semestre e nunca tinha participado de um #InspiraUnB. Para ela, poder estar novamente de forma presencial na Universidade traz muitas vantagens.

 

“No começo, eu estava um pouco nervosa com essa volta presencial, mas está sendo muito vantajoso para nós do campus de Ceilândia, que é o campus da [área da] saúde, porque grande parte das nossas atividades são práticas, e com a volta presencial, a gente pode vivenciar essa parte prática da profissão”, avaliou.

 

Além de participar da conversa com representantes da administração superior e da palestra com Flávia Biroli, quem passou pelo Centro Comunitário Athos Bulcão pôde conhecer um pouco mais dos serviços oferecidos pela UnB por meio de estandes do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), do Decanato de Extensão (DEX), da Secretaria de Comunicação (Secom), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (Deac), ligada ao Decanato de Assuntos Comunitários (DAC).

 

Ao fim da programação, a Orquestra Popular Marafreboi animou os presentes com uma apresentação calorosa com ritmos do nordeste brasileiro que formam a cultura do Brasil, como o maracatu, frevo, coco e forró, além de homenagear o movimento manguebeat.

 

Confira a íntegra do #InspiraUnB:

 

Leia também:

>> Máscara Vesta é oficialmente lançada

>> UnB divulga 60 vagas para Licenciatura em Educação do Campo

>> HUB segue recrutando voluntários para estudo sobre vacinas contra a covid-19

>> DEX vai lançar catálogo de projetos durante a Feira do Livro de Brasília

>> Mostra Adrian Cowell exibe filmes sobre a Amazônia

>> DGP apresenta regras para adoção do teletrabalho na Universidade

>> UnB participa da 36ª Feira do Livro de Brasília

>> Flávia Biroli debaterá desigualdades de gênero no #InspiraUnB

>> Projeto da Enfermagem leva informações sobre a covid-19 a crianças de escola no Itapoã

>> Precursoras da Lei de Cotas, universidades federais reforçam importância das ações afirmativas no ensino 

>> UnB mantém atualizado ambiente virtual para atividades presenciais

>> SBPC retoma reunião presencial com centenas de atividades

>> Boas-vindas da Faculdade UnB Ceilândia celebra o retorno ao presencial

>> UnB é a quinta melhor universidade federal, segundo avaliação internacional

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.