EFICIÊNCIA

Para aderir ao Programa de Gestão e Desempenho, setores deverão passar por capacitação e elaborar planos de atividades

Na transmissão, o decano Diêgo Madureira compartilhou a experiência no DEG, e a decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes, tirou dúvidas dos servidores. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

O Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) realizou, nesta terça-feira (14), uma live para apresentar o Programa de Gestão e Desempenho da Universidade de Brasília e tirar dúvidas de servidores. Disciplinada pelo Decreto n. 11.072/2022, publicado em maio de 2022, a iniciativa estabelece uma série de medidas para aumentar a eficiência no serviço público, entre elas, o teletrabalho.

 

Entre os objetivos do programa está o aprimoramento da prestação de serviços, a desburocratização da gestão administrativa, a redução de custos, o uso de tecnologias por meio do teletrabalho e a melhoria da qualidade de vida dos participantes.

 

Na UnB, a discussão sobre a adoção do teletrabalho teve início antes mesmo da pandemia de covid-19, em 2018, quando foi publicada a primeira instrução normativa sobre o assunto pelo Governo Federal, atualizada em 2020. No mesmo ano, o Conselho de Administração da Universidade aprovou uma resolução que regulamenta o programa de gestão do trabalho remoto.

 

“O teletrabalho no Programa de Gestão é mais complexo do que aquele que fomos obrigados a adotar na pandemia”, esclareceu a decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes, logo no início da transmissão.

 

PÚBLICO – Poderão participar do programa, todos os servidores técnico-administrativos, estagiários e terceirizados cujas atividades permitam sua realização em teletrabalho. Não poderá aderir quem estiver em unidades com jornada flexibilizada, ou cuja natureza das atividades não permita a sua realização de forma remota.

 

Estão previstas duas modalidades de teletrabalho: integral (na qual a totalidade da jornada de trabalho se dá fora da Universidade) e parcial (com parte das atividades desempenhadas remotamente e parte presencialmente). 

 

Para aderir ao programa, o primeiro passo consiste em participar da capacitação ofertada pela Procap. Esta etapa inclui a elaboração da matriz (um mapeamento das atividades do setor) e da proposta da unidade, e o treinamento no sistema do programa.

Servidores não são obrigados a aderir ao programa, esclareceu a assessora do DGP Sheila Perla Maria de Andrade da Silva (à dir.). Imagem: Reprodução/UnBTV

 

Neste momento, o sistema utilizado para acompanhar as atividades dos servidores é da Susep, ou seja, não foi desenvolvido especificamente para a Universidade. “Nós estamos tentando nos adaptar ao sistema que foi feito para um outro perfil, com outra lógica, mas a gente vê que existe essa viabilidade”, explicou a assessora do DGP Sheila Perla Maria de Andrade da Silva. 

 

A segunda etapa consiste na análise da proposta, que deverá ser enviada à Comissão do Programa de Gestão (Capgest/DGP), responsável por emitir um parecer. Se for favorável, o documento segue para a reitora, que editará o ato de autorização.

 

A partir daí, a unidade poderá implementar o programa de gestão, definir participantes e elaborar seus respectivos planos individuais. No entanto, aqueles que não desejam ingressar no teletrabalho não precisam se preocupar. “Não é porque a unidade está no programa de gestão que o servidor será obrigado a aderir”, esclareceu Sheila.  

 

CRONOGRAMA – O cronograma das capacitações foi definido. As atividades começarão neste mês, pelas unidades administrativas da Universidade. A previsão é de que as unidades acadêmicas sejam incluídas posteriormente.

 

“A gente optou por fazer primeiro nas áreas administrativas, em que o reflexo do calendário acadêmico ocorre de maneira sazonal, então é possível ter maior ‘controle’ da experiência de uso do sistema, para não atrapalhar a atividade-fim da Universidade”, justificou a decana Maria do Socorro.

 

EXPERIÊNCIA – O decano de Ensino de Graduação (DEG), Diêgo Madureira, relatou a experiência na adoção do programa. O DEG iniciou em junho deste ano a modalidade de teletrabalho como piloto, mas a preparação começou em setembro do ano passado. Ele destacou que a iniciativa não tem uma fórmula fixa de funcionamento, mas deve se adequar às necessidades e particularidades de cada setor.

 

“Hoje como funciona: os servidores chegam, batem o ponto, e o que a gente controla basicamente é o tempo que eles ficam em serviço. A gestão moderna está migrando para uma gestão de resultados. Eu não quero saber o tempo que a pessoa esteve presente, eu quero saber se ela fez o que precisava, e se fez bem-feito. Ou seja, é dar eficiência ao processo. Faz muito mais sentido que a demanda seja cumprida do que a carga horária”, salientou.

 

Diêgo contou que as dúvidas normalmente giram em torno do percentual de servidores que podem aderir ao teletrabalho em um mesmo setor e o controle de carga horária nesta modalidade. Ele afirma que o programa permite que cada unidade se adapte da maneira que melhor atenda às expectativas dos servidores, do gestor e do público.

 

Ele deu o exemplo de unidades que lidam com atividades cíclicas, como períodos de matrícula ou processos de final de semestre, quando a demanda de atendimento ao público aumenta. Assim, cabe planejar para que o teletrabalho seja adotado em alguns períodos e, em outros, a presencialidade seja retomada.

 

O decano deu algumas dicas para gestores e servidores que desejam aderir ao programa: antecipar o mapeamento das ações do setor; adotar uma cultura do registro de atividades; começar a substituir canais informais de comunicação por canais formais; manter o fluxo de informação por meios oficiais, usando prioritariamente o Sistema Eletrônico de Informações (SEI); e fazer simulações.

 

“Se o setor tem intenção de entrar no programa, já começa agora a simular. Como seria um plano de atividades para aquele servidor por uma semana, por um mês? [Esse exercício] vai facilitar muito a implementação”, orientou Diêgo.

 

Servidores que ainda tiverem dúvidas, podem encaminhar os questionamentos ao DGP pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Confira abaixo a íntegra da transmissão:

 

Leia também:

>> UnB participa da 36ª Feira do Livro de Brasília

>> Flávia Biroli debaterá desigualdades de gênero no #InspiraUnB

>> Projeto da Enfermagem leva informações sobre a covid-19 a crianças de escola no Itapoã

>> Precursoras da Lei de Cotas, universidades federais reforçam importância das ações afirmativas no ensino 

>> UnB mantém atualizado ambiente virtual para atividades presenciais

>> SBPC retoma reunião presencial com centenas de atividades

>> Boas-vindas da Faculdade UnB Ceilândia celebra o retorno ao presencial

>> UnB é a quinta melhor universidade federal, segundo avaliação internacional

>> ICC abre espaço para atividades físicas e culturais de recepção a estudante

>> CAD aprova criação do Comitê de Governança Digital

>> Universidade cria manual para orientar serviços de segurança nos campi

>> UnB 60 anos: Da redemocratização à criação de um ambiente inspirador

>> UnB destina R$ 8 milhões para a pós-graduação

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.