ACOLHIMENTO

Campus que nasceu com o desafio de ampliar e criar cursos na área de saúde recebe calouros e veteranos

Diretor da FCE, João Paulo Chieregato, vice-reitor Enrique Huelva, decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, e vice-diretora do campus, Laura Mangili, recepcionaram estudantes com bate-papo. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

A mesa de abertura da programação de boas-vindas da Faculdade UnB Ceilândia (FCE) foi marcada pela emoção da retomada da totalidade das aulas presenciais e por acolhimento aos calouros e estudantes que estavam em ensino remoto. A FCE, que tem apenas cursos na área de saúde, manteve o ensino presencial de parte dos alunos desde 2020 com o objetivo de formar profissionais e contribuir com o combate à pandemia da covid-19. A partir deste semestre conta com 100% das atividades de forma presencial.

A vice-diretora da FCE, Laura Davison Mangili Toni, destacou os números do campus: 257 calouros e um total de 2.479 estudantes em seis cursos de graduação (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Saúde Coletiva e Terapia Ocupacional). Mais de 150 professores lecionam no campus que tem 68 técnicos trabalhando no local. “Neste momento a gente começa uma jornada para os novos alunos e um recomeço de jornada para cada um de nós que já estamos aqui e continuaremos de forma totalmente presencial”, destacou a professora representante da Comissão Organizadora das Boas-Vindas.

A Faculdade UnB Ceilândia passa a receber presencialmente 257 calouros e 2.479 veteranos em seis graduações. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

Segundo o diretor da FCE, João Paulo Chieregato, houve uma espera ansiosa pela retomada integral das atividades. Ele relembrou o esforço para manter as disciplinas práticas de forma presencial, o que garantiu a formatura dos estudantes ao longo da pandemia. “Claro, dentro da quantidade permitida de pessoas, orientados pelos comitês de biossegurança da UnB, estivemos aqui com os alunos dos últimos semestres no dia a dia, transformando as salas de aula em laboratórios para garantir as atividades em espaços mais amplos. Essa união permitiu que a gente formasse profissionais da saúde que saíram das suas colações de grau e já entraram no exercício de suas profissões, contribuindo e dando esse retorno para a sociedade, prestando excelente serviço”, disse.

O vice-reitor da UnB, Enrique Huelva, reconheceu o esforço da comunidade da FCE para seguir funcionando e contribuir de forma decisiva no combate à pandemia. O professor elogiou também o uso de máscaras entre os presentes na cerimônia e nos campi de forma geral e relembrou a importância de manter a vacinação em dia.

“A ciência é a resposta para superar essas dificuldades epidemiológicas e também outros desafios sociais importantes”, reforçou. “Vocês são construtores da Universidade de Brasília. É importante que não hesitem em trazer seus pontos de vista e enriqueçam a Universidade com aquilo que vocês são. Assim construímos diversidade e inclusão. Convido vocês também a defender a UnB, defender a universidade pública, gratuita, inclusiva, diversa e democrática. Somos uma instituição de altíssima qualidade e estamos entre as melhores do país.”

O decano de Ensino de Graduação e professor da FCE, Diego Madureira, relembrou aos estudantes os desafios que a comunidade acadêmica enfrentou, em uma história de luta. Muitas atividades do campus foram realizadas em instalações adaptadas até recentemente, quando foi realizada a entrega da Unidade de Ensino e Pesquisa (UEP), em março deste ano. “Vocês estão em uma instituição pública, federal e não é só isso. Vocês estão na Universidade de Brasília, uma universidade que tem tradição, um nome e uma história que merece ser conhecida e respeitada", destacou. “A gente precisa que a sociedade perceba cada vez mais a relevância da nossa instituição e cabe a vocês continuar essa história.”

Assista matéria da UnBTV sobre a volta às aulas nos campi: