INÍCIO DE SEMESTRE

De assistência estudantil a apoio a pessoas com deficiência, UnB possui amplo leque de iniciativas para o cuidado integral da comunidade acadêmica

Universidade oferece diversos serviços de acolhimento e apoio à comunidade acadêmica. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Começar a construir uma relação com a Universidade de Brasília (UnB) de forma presencial envolve conhecer, de forma mais aprofundada, os serviços que a instituição oferece. Iniciativas diversas são promovidas para atender às especificidades e necessidades que cada estudante, docente, técnico ou terceirizado possa apresentar durante a realização de suas atividades na UnB. Conheça as estruturas que oferecem apoio em assistência estudantil, acessibilidade, diretrizes acadêmicas, saúde mental e qualidade de vida, e promoção à diversidade.

 

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL – A Diretoria de Desenvolvimento Social do Decanato de Assuntos Comunitários (DDS/DAC) é o setor responsável pelas políticas de assistência estudantil da UnB. Entre estas, estão a concessão de auxílio socioeconômico, moradia estudantil e auxílio creche. A DDS acolhe estudantes em vulnerabilidade socioeconômica de modo a orientá-los para acessarem os benefícios da assistência estudantil.

 

Para este semestre, já foram lançados editais como auxílio máscaras, auxílio para transporte de retorno para os estudantes que estão fora do Distrito Federal, auxílio inclusão digital e ainda existe previsão para lançar outras ações de apoio.

 

A DDS fica localizada no Bloco de Salas Eudoro de Souza (Baes) do campus Darcy Ribeiro e pode ser contatada pelos telefones (61) 3107-2315 e (61) 3107-2316 .

 

>> Saiba mais sobre assistência estudantil 

 

ACESSIBILIDADE – Também vinculada ao DAC, a Diretoria de Acessibilidade (Daces) é o setor responsável por estabelecer uma política permanente de atenção às pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas na UnB e assegurar sua plena inclusão à vida universitária.

 

Para se cadastrar na Daces, é necessário fazer a solicitação pelo Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa), no módulo NEE. Mediante o envio do pedido, a equipe técnica da Daces estabelecerá contato solicitando a documentação comprobatória da condição de deficiência ou necessidade educacional específica e agendará uma entrevista de acolhimento.

 

Entre os serviços disponibilizados pela diretoria está a prioridade de matrícula, que é um direito assegurado na Política de Acessibilidade da UnB e que acontece de forma automática via Sigaa para estudantes cadastrados na Daces. A diretoria também oferece o Programa de Tutoria Especial, que tem o objetivo de fornecer apoio acadêmico a estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas.

 

Nesta terça-feira (7), no Instituto de Geociências, a diretoria realizou uma atividade com os estudantes atendidos pela Daces. A atividade teve como objetivo orientar os discentes sobre o fluxo das ações, dos recursos e dos serviços de acessibilidade disponíveis. As orientações também serão enviadas para docentes e discentes via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e e-mails institucionais.

 

O contato com a diretoria pode ser feito pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A Daces fica no ICC Ala Norte, na Sala BT 678, andar Térreo, também no Darcy Ribeiro.

Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) está funcionando no Centro de Vivência, próximo à entrada do ICC Sul. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

ATENDIMENTO SAA – A vida acadêmica, por vezes, exige uma série de procedimentos que podem parecer confusos, num primeiro momento. Para auxiliar neste sentido, existe a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA).

 

Serviços como inclusão e validação de documentos do estudante no sistema acadêmico, emissão de declarações, e até mesmo orientação ao estudante sobre procedimentos acadêmicos são feitos pela SAA.

 

O atendimento é realizado pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e presencialmente no Centro de Vivência, localizado em frente ao ICC Sul.

 

SAÚDE UNIVERSITÁRIA – A Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu) é dedicada à promoção da saúde de estudantes, docentes, técnicos e colaboradores da Universidade a partir de estratégias e políticas voltadas à qualidade de vida e bem-estar. A diretoria é composta por quatro coordenações: de Atenção Psicossocial (Coap), de Articulação de Redes para Prevenção e Promoção da Saúde (Coredes), de Articulação da Comunidade Educativa (Coeduca) e de Atenção e Vigilância à Saúde (Coavs).

 

Qualquer pessoa da comunidade acadêmica que sentir necessidade de acessar serviços de acolhimento em saúde mental pode procurar a Dasu. São oferecidos atendimentos psicológico e psicoterapêutico e espaços de fala, acolhimento e escuta ativa para grupos diversos. A diretoria também promove atendimento nutricional e ações para prevenção a doenças e agravos, como infecções sexualmente transmissíveis e outras.

 

>> Conheça as ações da Dasu

 

Com a retomada das atividades presenciais na UnB, a diretoria promove esta semana ciclos de diálogos sobre acolhimento e bem-estar. As atividades acontecem nesta quinta-feira (9), em dois horários, para diferentes públicos: direcionado a técnicos administrativos, e trabalhadores terceirizados, o encontro A arte de acolher será às 10h; já para estudantes, o diálogo A arte do (re)encontro ocorre às 14h.

 

Além destas, outras atividades educativas e de promoção à saúde serão realizadas pela Dasu durante as Boas-Vindas aos estudantes.

 

>> Saiba o que a UnB preparou para recepcionar os discentes 

Diretoria da Diversidade oferece iniciativas voltadas à promoção do respeito às diferenças. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

 

A Coordenação de Atenção Psicossocial da Dasu funciona na Sala AT 49/8 do ambulatório 2, no subsolo do Hospital Universitário de Brasília, de 7h às 19h. Contato pode ser feito por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (61) 3340-2314.

 

DIVERSIDADE – A Diretoria da Diversidade (DIV) é responsável por implementar e executar as políticas, programas, projetos e ações que visam à igualdade de oportunidade, ao acolhimento e ao respeito às diferenças. Por meio de suas coordenações, mulheres, negros, indígenas e a população LGBTQIA+ da Universidade podem acessar as iniciativas de acolhimento.

 

A DIV oferece atendimentos socioassistenciais, psicossociais e sociopedagógicos com a finalidade de acolhimento das demandas relacionadas às LGBTQIA+fobias, racismo, sexismo/machismo, para garantir a permanência destes públicos na UnB. A exemplo, a diretoria dispõe do Programa de Atenção à Diversidade (Padiv), que atende estudantes em situação de vulnerabilidade devido a violências de gênero, raciais ou por orientação sexual.

 

Também podem ser realizados cursos de capacitação/qualificação sobre gênero, raça, etnia e sexualidade ou atividade vinculadas aos projetos contínuos da DIV. A sede da diretoria fica localizada no ICC Sul, ao lado da Caixa Econômica Federal. Mais informações em www.diversidade.unb.br.

 

Leia também:

>> Egressa da UnB realiza segunda edição da Mostra de Teatro Afro Cena, em Cavalcante (GO)

>> UnB cria Secretaria de Direitos Humanos

>> Restaurantes universitários e bibliotecas retomam o funcionamento integral

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Universidade prepara programação intensa para recepcionar estudantes

>> UnB Cerrado e Centro de Desenvolvimento Sustentável promovem palestras para Dia do Meio Ambiente

>> UnB divulga regras para acesso por meio de notas do Enem

>> Reitora fala sobre corte no orçamento com ADUnB, DCE e Sintfub

>> Servidor técnico Sérgio Brito é agraciado com Mérito Universitário

>> UnB oferece pilates para idosos

>> Inscreva-se na 74ª Reunião Anual da SBPC e ganhe um brinde exclusivo

>> Reitora inaugura UnB Cerrado e Polo de Extensão na Chapada dos Veadeiros

>> Programa Ciência é 10! qualifica professores para o ensino de ciências nas escolas

>> UnB se prepara para receber estudantes em presencialidade integral

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.