CONFIRA!

Eventos ocorrerão on-line entre 7 e 13 de junho e discutirão iniciativas em diversas frentes

CDS (acima) e UnB Cerrado ofertarão atividades remotas em celebração à data. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a data, a Universidade de Brasília realizará diversas atividades de 7 a 13 de junho. O tema da programação deste ano é Uma Só Terra, com foco na vida sustentável, em harmonia com a natureza.

 

CDS – Promover a ética da sustentabilidade é objetivo do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), criado em 1995. A unidade realiza atividades em comemoração ao Dia do Meio Ambiente há alguns anos. Nos últimos dois, a programação ocorreu remotamente. Em 2022 não será diferente. Com transmissão pelo canal do CDS no YouTube, o centro irá realizar três seminários nas próximas terça (7), quarta (8) e quinta-feira (9).

 

No dia 7, o seminário será sobre o livro Os Limites do Crescimento, escrito por Donella H. Meadows, Dennis L. Meadows, Jørgen Randers e William W. Behrens III, que aborda as consequências do crescimento populacional acelerado diante dos recursos naturais limitados. A obra foi publicada em 1972, ano da Conferência de Estocolmo, na Suécia, evento internacional que resultou na criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

 

A conferência será abordada na atividade do dia 8, pelo diplomata Everton Vargas, ex-embaixador do Brasil na União Europeia, Argentina e Alemanha. No dia seguinte, professores da UnB debaterão o conceito do tema da programação dedicada ao meio ambiente em 2022.

 

CERRADO EM FOCO – O Centro UnB Cerrado (CER) atua e contribui para o desenvolvimento sustentável do bioma, com atividades na Chapada dos Veadeiros. Com transmissão pela UnBTV, o CER irá promover uma série de palestras no dia 13 de junho, que terão presença de membros do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), da Fundação Grupo Boticário (FGB) e do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV).

 

No período da manhã, prevenção e manejo correto do fogo são temas discutidos pela FGB, além de espécies exóticas e combate a incêndios na Reserva Natural Serra do Tombador. Pela tarde, André Ribeiro, analista do ICMBio, e Anelise Romero, conselheira do PNCV pela Fundação Mais Cerrado, falam sobre os desafios que o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros enfrenta na manutenção do seu território. A partir das 16h, o Polo de Extensão da Chapada dos Veadeiros, recém-inaugurado, oferecerá cinco palestras que envolvem temas como educação e gestão ambiental, além de estímulo ao aviturismo.

UnBNotícias publicou série de artigos relacionados ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Clique na imagem para conferir artigo assinado pelo professor Jorge Madeira Nogueira. Arte: João Paulo Parker

  

RESPONSABILIDADE – A Universidade de Brasília tem adotado medidas para promover cada vez mais a sustentabilidade em seus campi. De acordo com o secretário de Meio Ambiente (Sema), Pedro Zuchi, em 2021 foram realizadas, por exemplo, substituições de lâmpadas e holofotes “altamente consumidores de energia” por lâmpadas de LED no Instituto Central de Ciências (ICC), trocas de lixeiras e reformas de contêineres.

 

Banheiros foram reformados e agora dispõem de torneiras automatizadas para controle de vazão e redução do desperdício de água. “Pedimos adequação do sistema de iluminação do Restaurante Universitário, que já estava bem avançado. Na Prefeitura, já eliminamos os copos de café de plástico, que continuarão a não ser oferecidos.”

 

Também foram incluídos nos contratos administrativos firmados a exigência quanto ao uso racional de água e de energia elétrica, implementação de sistema de logística reversa e descarte ambientalmente correto de materiais que venham a ser utilizados em prestação de serviços. Para manutenção das áreas verdes, foi criado projeto de integração dos serviços e atividades de ensino, pesquisa e extensão entre a Prefeitura da UnB e a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária para aulas de jardinagem, visitas técnicas e intervenções paisagísticas, além de consolidado o Jardim de Sequeiro no prédio do ICC.

 

O Relatório de Gestão de 2021 destaca ainda quatro obras para eficiência energética realizadas no Instituto de Ciência Política (Ipol), Instituto de Relações Internacionais (Irel), Instituto de Ciências Sociais (ICS), Departamento de Estatística (EST), Departamento de Ciência da Computação (CIC) e na Faculdade UnB Gama (FGA). Essas obras totalizam 500kWP de geração de energia.

 

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> UnB divulga regras para acesso por meio de notas do Enem

>> Reitora fala sobre corte no orçamento com ADUnB, DCE e Sintfub

>> Servidor técnico Sérgio Brito é agraciado com Mérito Universitário

>> UnB oferece pilates para idosos

>> Inscreva-se na 74ª Reunião Anual da SBPC e ganhe um brinde exclusivo

>> Reitora inaugura UnB Cerrado e Polo de Extensão na Chapada dos Veadeiros

>> Programa Ciência é 10! qualifica professores para o ensino de ciências nas escolas

>> UnB se prepara para receber estudantes em presencialidade integral

>> Universidade lamenta a morte do emérito Antônio Augusto Cançado Trindade

>> Especialista da UnB analisa aumento de casos de dengue no Distrito Federal

>> Obras de arte em diferentes formatos podem ser conferidas no campus Darcy Ribeiro

>> UnB instala Câmara de Direitos Humanos

>> Pesquisa cataloga móveis da UnB desenhados por Sérgio Rodrigues

>> Primeiro aluno surdocego ingressa em mestrado da Universidade de Brasília

>> UnB e Exército assinam aditivo de cooperação para serviços gráficos

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.