SAÚDE

Atividade será realizada no Centro Olímpico e faz parte de pesquisa desenvolvida na Faculdade de Educação Física. Inscrições vão até 5 de junho

Prática de Mat Pilates será oferecida no âmbito de pesquisa do laboratório Lapemacs, da FEF, que é também responsável pelo programa Viva Ativo (acima). Imagem: Reprodução/UnBTV

 

De junho a setembro, pessoas com 60 a 75 anos podem participar de aulas gratuitas de Mat Pilates na Universidade de Brasília. O Mat Pilates é uma versão sem aparelhos, onde os exercícios são praticados no chão sobre tapete, utilizando o peso do próprio corpo.

 

A atividade faz parte de pesquisa de doutorado desenvolvida no Laboratório de Pesquisa e Estudo em Massoterapia, Atividades Corporais e Saúde (Lapemacs) da Faculdade de Educação Física (FEF) da UnB.

 

Segundo a fisioterapeuta e instrutora de pilates Érica Merces, responsável pelo estudo, realizado sob orientação da professora da FEF Lídia Bezerra, o objetivo é analisar os benefícios para a saúde e o bem-estar geral dos praticantes, a partir da observação de aspectos como evolução da capacidade respiratória, força e equilíbrio.

 

“Temos visto muitos resultados na clínica e uma boa evolução dos pacientes, mas agora gostaria de poder mensurar tudo isso cientificamente”, conta Érica. De acordo com a pesquisadora, o estudo pode ajudar a aprimorar a prática ao se perceber os limites e o que pode ser modificado com vistas a resultados.

Érica Merces está à frente do estudo que será realizado junto a idosos participantes do Mat Pilates no Centro Olímpico. Foto: Arquivo pessoal

 

No total, serão 30 sessões. Previstas para iniciar no dia 13 de junho, as aulas ocorrerão duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, no Centro Olímpico, localizado no campus Darcy Ribeiro. Serão oferecidas aproximadamente 40 vagas em turmas de até 12 alunos, em horários pela manhã e à tarde.

 

Para participar, o aluno deve conseguir realizar exercícios no solo que requerem movimentos como abaixar-se e levantar-se, com ou sem apoio, não ter se submetido a cirurgias recentes e possuir capacidade plena de comunicação.

 

Interessados devem falar com Érica Merces até o dia 5 de junho pelo número (61) 99850-4348, ou enviar mensagem pelo WhatsApp no telefone (77) 98104-4368 ou para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A instrutora retornará o contato para agendar a primeira avaliação física, tirar dúvidas e explicar como funciona o projeto mais detalhadamente.

 

LAPEMACS – Criado em 2019, o Laboratório de Pesquisa e Estudo em Massoterapia, Atividades Corporais e Saúde (Lapemacs) desenvolveu o programa de extensão Viva Ativo, com oferta de atividades físicas para pessoas com a doença de Parkinson, distúrbio neurológico que afeta os movimentos. Entre elas, ioga, pilates, musculação, treinamento de força com kettlebell, thai ioga, massagem e artes cênicas combinada com fisioterapia.

 

Suspensas desde o início da pandemia, as atividades serão retomadas gradativamente. “Ainda não temos confiança para o retorno dos idosos com a doença de Parkinson. Estamos voltando aos poucos e vamos iniciar com o pilates”, explica Lídia Bezerra.

 

O Lapemacs também está associado ao projeto de extensão Mover Juntos – Clube de Yoga, que acaba de completar 15 anos. O projeto oferece aulas gratuitas de ioga para a comunidade interna e externa. As aulas são abertas a todas as idades e acontecem às terças e quintas-feiras, das 18 às 19h, na sala de espelhos do Centro Olímpico. Interessados em participar podem entrar em contato com a professora Aline Roncato pelo telefone (61) 99809-3282.

 

Confira matéria realizada pela UnBTV, em 2017, sobre o programa Viva Ativo:

 

 

Leia também:

>> Inscreva-se na 74ª Reunião Anual da SBPC e ganhe um brinde exclusivo

>> Reitora inaugura UnB Cerrado e Polo de Extensão na Chapada dos Veadeiros

>> Programa Ciência é 10! qualifica professores para o ensino de ciências nas escolas

>> UnB se prepara para receber estudantes em presencialidade integral

>> Universidade lamenta a morte do emérito Antônio Augusto Cançado Trindade

>> Especialista da UnB analisa aumento de casos de dengue no Distrito Federal

>> Obras de arte em diferentes formatos podem ser conferidas no campus Darcy Ribeiro

>> UnB instala Câmara de Direitos Humanos

>> Pesquisa cataloga móveis da UnB desenhados por Sérgio Rodrigues

>> Primeiro aluno surdocego ingressa em mestrado da Universidade de Brasília

>> UnB e Exército assinam aditivo de cooperação para serviços gráficos

>> Semana Universitária será presencial e começa em agosto

>> UnB entrega ao Exército ferramentas de avaliação psicológica de militares

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.