2º/2022

Calouros foram acolhidos com visitas guiadas, orientações, palestras e outras atrações na FCE, FUP e FGA

Recém-ingressos nos cursos da FCE foram recebidos com tour pelo campus e cardápio especial no Restaurante Universitário. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Universidade de Brasília abriu suas portas aos novos estudantes com o início do segundo semestre de 2022 na terça-feira (25). A programação de boas-vindas se estendeu ao longo da última semana e, além de incluir palestras do #InspiraUnB em duas edições, também reuniu outras atrações para recepcionar os calouros nos campi de Ceilândia (FCE), Planaltina (FUP) e Gama (FGA).

Em toda a Universidade o sentimento dos novos ingressantes era de descoberta e ansiedade pela jornada como universitários. Na Faculdade UnB Ceilândia, os recém-chegados puderam participar da atividade Caminhar para conhecer o campus FCE, na terça (25). O tour foi guiado pelos veteranos, que explicaram desde a nomenclatura das salas até como fazer melhor uso do espaço da unidade.

Júlia Neves, caloura da Fonoaudiologia, está em processo de adaptação à nova rotina, agora como acadêmica, e foi ao tour para entender melhor como funciona o campus. “Ainda estou um pouco perdida, sem saber como funcionam as coisas, mas animada para começar o curso. Quero muito que dê tudo certo”, conta a estudante.

A futura Fisioterapeuta Kauanny Agatha Rocha compartilha como foi a experiência de chegada à Universidade: “É a minha primeira vez aqui e estou achando tudo muito bonito e maravilhoso. Além de me formar, quero fazer muitos contatos e conseguir trazer mais conhecimento, inovação e tecnologia para os meus projetos pessoais com o aprendizado adquirido aqui”.

As boas-vindas também incluíram um cardápio especial oferecido no Restaurante Universitário a todo os usuários.

As alunas Yasmin Santos e Catarina Silva estão em processo de adaptação à rotina acadêmica e estão aproveitando a experiência da melhor forma. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

CELEBRAR AS AMIZADES – Na Faculdade UnB Planaltina, a recepção aos calouros foi organizada pelos próprios veteranos, na quinta-feira (27). Além de aproveitar um lanche compartilhado, quem compareceu pôde fazer amizades com os colegas de campus e receber dicas e informações sobre as disciplinas e os cursos.

“Fizemos uma recepção mais acolhedora e simples, para que os alunos conheçam melhor o campus. Além de todas as dicas, no final fizemos uma dinâmica para cada um se apresentar e conhecermos melhor os nossos calourinhos”, explica a estudante Amanda Ketlen Amor, do oitavo semestre de Ciências Naturais.

Após a confraternização, os alunos foram orientados sobre projetos de extensão, programas de iniciação científica, residência pedagógica e horas complementares, e puderam saber mais sobre os cursos, os centros acadêmicos e a atlética Astronômica.

Yasmin Santos, aluna do primeiro semestre de Ciências Naturais, conta que a experiência na UnB está sendo diferente do que ela esperava. “Eu estou gostando de estar aqui. Confesso que estou pensando em trocar de curso, mas não quero sair da UnB. Acho que irei me dar bem aqui.” Sentimento também de Catarina Silva, do mesmo curso. “Tudo ainda é novo e diferente. Ainda é a primeira semana, mas estou gostando muito."

UNIVERSO DE DESCOBERTAS – Na Faculdade UnB Gama, as boas-vindas começaram na terça (25) com o evento Acolhimento aos calouros da FGA. Os alunos das Engenharias e seus familiares foram recepcionados no auditório do campus com uma palestra em que foram apresentadas a direção da FGA e as coordenações dos cursos.

Os alunos da FGA puderam conhecer as empresas juniores e as equipes de competição das engenharias. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“Tivemos também falas da comunidade estudantil, representada pelo DCE [Diretório Central dos Estudantes], e também dos representantes dos servidores e terceirizados que prestam serviço aqui no campus, como o pessoal da limpeza, os técnicos de laboratório, a equipe da Coordenação de Articulação da Comunidade Educativa (Coeduca), da Assistência Social, do Centro de Processamento de Dados (CPD) e da Secretaria de Graduação”, detalha a servidora da Coeduca Marisa de Medeiros, uma das organizadoras da recepção no campus. Segundo ela, os alunos puderam ter um importante panorama sobre o funcionamento da FGA.

A acolhida foi importante para João Dhiego Torres, que acaba de ingressar no curso de Engenharia Automotiva e ainda está se ambientando à rotina na faculdade. “Estou me sentindo um pouco perdido, porém, já consegui fazer amizades. Confesso que me surpreendi, pois temi que seria mais difícil ou chato, mas está sendo tudo tranquilo”, relata.

Os novos estudantes ainda conferiram, entre 25 e 27 de outubro, a Mostra das empresas juniores e equipes de competição. Em estandes montados no campus, os discentes puderam entender o trabalho realizado e como fazer parte das empresas juniores e equipes de competição da FGA. A ação contou com a presença da Zenit Aerospace, Orc'estra GamificaçãoEquipe de Robótica Área (Edra) e Capital Rocket Team.

Na terça (25) e quarta-feira (26), os calouros também foram convidados para Caminhar para conhecer o campus FGA. Assim como na FCE, o tour foi conduzido pelos veteranos, que explicaram sobre as siglas de cada lugar da unidade, a história do campus e os espaço de convivência disponíveis.

Veja registros das atividades de boas-vindas nos campi: