PESQUISA

Editais contemplarão bolsas para mestrado, doutorado e pós-doutorado

Inscrições de edital do DPG para oferta de bolsas de pós-doutorado no exterior estão abertas até 13 de junho. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) começa o semestre letivo com ótimas notícias para a pós-graduação. Recursos de mais de R$ 8 milhões provenientes de editais da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) serão destinados a bolsas para mestrado, doutorado e pós-doutorado. O primeiro edital que utiliza parte deste recurso já está publicado no site do Decanato de Pós-Graduação (DPG) e oferece 30 bolsas de pós-doutorado no exterior.

>> Acesse aqui

As inscrições ocorrerão no período de 13 a 30 de junho de 2022. As bolsas terão seis meses de duração. “É importante que tenhamos conseguido essas bolsas agora, com a abertura de mobilidade pós-pandemia. Os colegas docentes poderão, enfim, retomar suas inserções em instituições internacionais. Isso mostra o compromisso da UnB com a internacionalização”, destaca o decano de Pós-Graduação, Lucio Rennó.

Mais editais internos para a candidatura de interessados no programa de bolsas serão abertos ao longo deste ano. O financiamento da pós-graduação ajuda a evitar a evasão e amplia o número de conclusões de dissertações e teses, além de garantir a presença internacional dos discentes da UnB.

“Esse é um montante que a UnB não conseguia desde 2018”, ressalta Lucio Rennó. “As bolsas têm impacto nas avaliações dos programas de pós-graduação porque asseguram uma maior produtividade de teses e dissertações e as publicações oriundas dessa produção, como artigos, por exemplo.” O aumento de produtividade acadêmica resulta em melhor avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC).