ENSINO A DISTÂNCIA

Desenvolvida pelo Centro de Educação a Distância durante a pandemia, plataforma Aprender 3 irá auxiliar nas aulas com a retomada

Mais de 40 mil usuários estão cadastrados na plataforma Aprender 3, adotada nas atividades acadêmicas da UnB. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB


Em 2020, com o surgimento da pandemia do coronavírus e a migração das atividades acadêmicas para a modalidade remota emergencial, a necessidade de se pensar novas formas de oferecer ensino, pesquisa e extensão de qualidade por meio de plataformas digitais se mostrou urgente. As equipes da Universidade de Brasília (UnB) precisaram se mobilizar para tornar possível a adaptação temporária para um ensino 100% remoto durante a crise sanitária. O Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade foi uma das instâncias fundamentais nesse processo.

 

A unidade desenvolveu a plataforma virtual Aprender 3 a partir da ferramenta de código aberto de apoio à aprendizagem Moodle. O Cead fez adaptações para complementar o programa e atender à demanda da graduação, do mestrado e do doutorado. O cadastro de disciplinas e usuários do ambiente é subsidiado pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), que reúne as informações acadêmicas dos alunos.

 

Toda a comunidade da UnB foi cadastrada no sistema, que tem rígidos padrões de segurança, backups semanais e, semestralmente, após o lançamento das menções, passa por nova armazenagem das informações completas. As atividades da plataforma ficam guardadas por cinco anos.

 

A diretora do Cead, professora Letícia Lopes, reforça a importância do centro no retorno ao ensino presencial. “Tenho certeza de que agora iremos continuar com as formações e as ofertas de ambiente virtual, sempre apoiando e buscando viabilizar qualquer ação que seja de competência do Centro. É de nosso interesse e responsabilidade sermos uma unidade de apoio para uso de tecnologias educacionais dentro da Universidade de Brasília”, diz.

 

“É inimaginável pensar o futuro sem tecnologia. Na pandemia, a tecnologia foi a única forma de os alunos manterem esse contato com a Universidade. Seria um retrocesso enorme não usar essa tecnologia nessa nova realidade. Precisamos formar estudantes que usem a tecnologia com qualidade, seriedade e para isso precisamos dar caminhos de como fazer isso através dos processos de aprendizagem”, explica a professora.

 

APRENDER 3 – A plataforma Aprender 3 tem mais de 40 mil usuários ativos e mais de duas mil disciplinas cadastradas. O nome dá sequência a outras duas plataformas: Aprender, depois substituída pela Aprender 2, usada desde 2019 até os dias de hoje para os cursos da UnB da Universidade Aberta do Brasil, para atividades de extensão e também para os cursos lato sensu.

 

HISTÓRICO – Há 33 anos, o Cead contribui para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à educação a distância, além de ter papel fundamental na produção e na utilização de tecnologias na área educacional. No final dos anos 2000, o Centro colaborou para o estabelecimento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que oferece cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância em polos presentes em todos os estados do país.

 

Leia também:

>> SBPC retoma reunião presencial com centenas de atividades

>> Boas-vindas da Faculdade UnB Ceilândia celebra o retorno ao presencial

>> UnB é a quinta melhor universidade federal, segundo avaliação internacional

>> ICC abre espaço para atividades físicas e culturais de recepção a estudante

>> CAD aprova criação do Comitê de Governança Digital

>> Universidade cria manual para orientar serviços de segurança nos campi

>> UnB 60 anos: Da redemocratização à criação de um ambiente inspirador

>> UnB destina R$ 8 milhões para a pós-graduação

>> Estudantes voltam aos campi para aulas presenciais

>> Conheça os serviços de acolhimento oferecidos pela Universidade de Brasília

>> Egressa da UnB realiza segunda edição da Mostra de Teatro Afro Cena, em Cavalcante (GO)

>> UnB cria Secretaria de Direitos Humanos

>> Restaurantes universitários e bibliotecas retomam o funcionamento integral

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Universidade prepara programação intensa para recepcionar estudantes

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.