EFICÁCIA

Profissionais de saúde do DF podem se inscrever na pesquisa até 30 de junho

Estudo ajudará a entender como as vacinas contra a covid-19 funcionam fora do ambiente controlado dos ensaios clínicos. Foto: WikimediaCommons

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), prorrogou o prazo para inscrição de voluntários na pesquisa nacional que avalia segurança e efetividade das vacinas contra a covid-19 aplicadas em profissionais de saúde, a SevaCov-Pro. Agora, interessados de níveis técnico e superior que atuam em hospitais públicos e privados ou em unidades básicas de saúde do Distrito Federal podem se cadastrar até o dia 30 de junho por meio deste formulário eletrônico.

O estudo, coordenado pelo HUB e realizado em mais sete centros de pesquisa do país, ajudará a entender como funcionam as vacinas contra a covid-19 na vida real, ou seja, fora do ambiente controlado dos ensaios clínicos, identificará quanto tempo dura a proteção nas pessoas que estão mais expostas ao vírus, qual foi a resposta imunológica após a vacina, entre outras questões.

Confirmada a inclusão na pesquisa, a equipe entrará em contato para agendar o primeiro atendimento no HUB, quando haverá preenchimento do termo de consentimento livre e esclarecido, entrevista para obtenção de dados e coleta de sangue para exames laboratoriais, que dosarão os níveis dos anticorpos neutralizantes contra o Sars-Cov-2.

O projeto é financiado pelo Ministério da Saúde e deve receber R$ 13 milhões para custeio de insumos e contratação de profissionais especializados para condução do estudo. No HUB, o grupo condutor é formado por 22 pessoas, entre farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, epidemiologistas, farmacologista, nutricionista, biomédico, biológo, administrador, médico, técnico de enfermagem, professores e estudantes.

A enfermeira da UTI Adulto do hospital, Márcia Seibert Campara, que já atuava como integrante da pesquisa sobre a CoronaVac, agora participa como voluntária neste outro estudo. “Sei da importância de colaborar com os pesquisadores e agora estou do outro lado, me colocando à disposição para contribuir com a ciência, pois foi isso que fez as mortes diminuírem”, afirma.

SOBRE A PESQUISA – A SevaCov-Pro é um estudo de fase quatro, que testa na vida real como funcionam os imunizantes aplicados em profissionais de saúde, avaliando segurança (desenvolvimento de reação adversa à vacina), efetividade (existência de diagnóstico da doença pós-vacinação e gravidade), imunogenicidade (resposta imunológica) e vigilância genômica (monitoramento de variantes do novo coronavírus). Os primeiros resultados devem ser obtidos a partir de abril.

A pesquisa é aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep/MS). O recrutamento de voluntários começou no final de setembro de 2021 e já alcançou 3,5 mil pessoas, sendo 700 apenas no DF. A expectativa é alcançar 10 mil voluntários em todo o Brasil.

Centros de pesquisa participantes (os seis primeiros integram a Rede Ebserh/MEC):

1. Hospital Universitário de Brasília, da Universidade de Brasília (HUB-UnB)
2. Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS)
3. Hospital de Ensino da Universidade Federal de Pelotas (HU-UFPel)
4. Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS)
5. Hospital das Clínicas da Universidade de Minas Gerais (HC-UFMG)
6. Hospital Universitário Antônio Cassiano Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (HUCAM-UFES)
7. Complexo Hospitalar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE e PPC)
8. Instituto Nacional de Cardiologia (INC)