SAÚDE

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial considerou infraestrutura, corpo docente e discente, formação e pesquisa

Foto: Ascom HUB

A residência de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB) foi avaliada pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL) e, mais uma vez, alcançou a nota máxima. O Comitê de Residência e Treinamento da associação considerou dados de 2013 a 2015 e atribuiu nota 9,03 ao serviço, o que corresponde a qualificação A.

“É um diferencial na qualidade do curso de residência e um cartão de visitas para os candidatos. Também atesta a competência dos responsáveis pelo programa”, afirma a gerente de Ensino e Pesquisa do HUB, Tânia Torres Rosa.

Ao todo, 92 residências de Otorrinolaringologia em todo o país foram avaliadas e classificadas de A a E. Além do HUB, outras sete tiraram nota máxima. A análise levou em conta seis critérios: caracterização geral do programa, infraestrutura, corpo docente, atividade de formação, pesquisa e produção científica e corpo discente.

O HUB já foi avaliado outras duas vezes. Embora tenha ficado sempre com qualificação A, em 2015 obteve a nota mais alta. A próxima vistoria do serviço será daqui a seis anos. “É um título que coloca a residência de Otorrinolaringologia do HUB como uma das melhores do país. Nosso objetivo é tentar aprimorar essa nota”, explica o coordenador do Programa de Implante Coclear do HUB, André Sampaio.

Rebeca Donadon entrou na residência de Otorrinolaringologia do HUB em março. “A minha opção sempre foi o HUB por ser um hospital universitário. Além do atendimento ambulatorial e das cirurgias que acompanhamos, a parte acadêmica realmente é muito forte. Os staffs são bem presentes, atendemos os pacientes, tem discussão, isso é muito bom para o nosso crescimento”, conta Rebeca.

RESIDÊNCIA - A residência de Otorrinolaringologia do HUB surgiu na década de 1970 e já passou por várias reformulações. Atualmente, tem duração de três anos e conta com a parceria da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), já que os alunos realizam cerca de 20% do curso no Hospital de Base. Todos os anos, o HUB recebe dois novos residentes. Com isso, a equipe conta sempre com seis alunos.

A ASSOCIAÇÃO - A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial é uma sociedade civil de caráter científico, sem fins lucrativos, criada em 1978 para representar a classe profissional dos médicos otorrinolaringologistas. A proposta é promover o desenvolvimento da especialidade e o intercâmbio científico, técnico, cultural e social entre os profissionais.

A avaliação dos cursos de residência tem o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da formação e tornar os serviços cada vez mais qualificados, almejando a excelência no desenvolvimento dos recursos humanos.