REALIZAÇÃO ON-LINE

São ofertadas 14 atividades, com temas em diversas áreas do conhecimento. Inscrições se encerram no dia 21 de julho

Minicursos serão oferecidos on-line, com aulas gravadas e ao vivo. Foto: Freepik

 

Estão abertas até 21 de julho as matrículas para os 14 webminicursos da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o tema Ciência, independência e soberania nacional, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil, o evento acontecerá de forma híbrida, com atividades virtuais e presenciais, nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB): Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.

 

Todas as informações sobre as inscrições estão disponíveis no site da Reunião Anual: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.

 

Os webminicursos abrangerão temas de diversas áreas do conhecimento. Para quem se interessa pela área biológica, poderá participar de cursos como Análise de variantes genéticas e técnicas em patologia molecular, Enfrentamento das desigualdades e interseccionalidades: contribuições da saúde coletiva para repensar o Brasil e Vigilância sanitária em tempos de pandemia.

 

Já para os entusiastas em divulgação científica, os webminicursos Educomunicação e comunicação pública da ciência, Divulgação científica, humanidades e tecnologias: possibilidades e desafios do uso dos podcasts, Interação e diálogo com o professor contador de histórias, Clubes de ciências nas escolas: formatos, metodologias, projetos e práticas e Arte e educação estética na formação de professores são oportunidades para ampliar o conhecimento.

 

Os webminicursos contam com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 1º de julho até 5 de agosto. A carga horária dos minicursos varia de seis a oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas e à aula ao vivo.

 

Os interessados poderão se inscrever em até cinco minicursos. Veja aqui a lista completa dos webminicursos.

 

PROGRAMAÇÃO GERAL – Além dos webminicursos, o evento contará com conferências, mesas-redondas, painéis e sessões de bate-papo, entre outras atividades. A programação desta edição, que foi elaborada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência no Brasil, contará com 117 atividades presenciais e 110 on-line, com transmissão pelo YouTube.

 

Durante a semana, estão programadas 44 conferências (27 presenciais), 80 mesas-redondas (50 presenciais), 54 painéis (duas presenciais), 14 webminicursos, dez sessões especiais (presenciais), um encontro (presencial), um assembleia (presencial), lançamento de cinco livros e seis exposições. De forma experimental, a SBPC também levará à UnB 30 atividades presenciais do programa SBPC vai à Escola, destinadas aos estudantes e professores da educação básica.

 

O evento contará também com atrações como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), além da SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação e a SBPC Inovação.

 

A 74ª edição da Reunião Anual será encerrada com o Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

 

Confira aqui todas as informações sobre o evento: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.

 

Leia também:

>> UnB capacita agentes de segurança dos quatro campi

>> Publicado edital para dupla diplomação e mudança de curso

>> Mural no Instituto de Artes homenageia o romance Ulysses

>> Cena contemporânea celebra 60 anos da UnB

>> Universidade homenageia indigenista Bruno Pereira e jornalista Dom Phillips

>> UnB aprimora infraestrutura de pesquisa e inovação

>> Embaixada da Coreia do Sul promove concerto em homenagem à UnB

>> Pesquisador comenta escalada da violência contra ativistas e povos da Amazônia

>> Discussão sobre desigualdades de gênero e programação cultural marcam #InspiraUnB

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave