60 ANOS

Evento comemorou ainda o bicentenário da Independência do Brasil, com apresentação da Orquestra Sinfônica

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro apresentou-se em homenagem aos 60 anos da UnB, em evento promovido pela Embaixada da Coreia do Sul. Foto: Regina Jeong/Embaixada da Coreia do Sul

 

Com direito a apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) e músicas cantadas pelo embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Lim Ki-Mo, a Universidade de Brasília (UnB) foi homenageada pelos seus 60 anos. A apresentação contou com a regência do maestro Claudio Cohen e a participação das solistas Yae-Eun Christina Seo, que é cantora de pop ópera e apresentou-se pela primeira vez no Brasil, além da violinista Hyu-Kyung Jung, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A celebração, que lotou o auditório da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), incluiu a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil. O evento foi realizado na terça-feira (21).

Vice-reitor Enrique Huelva lembrou a importância das parcerias internacionais na atuação da UnB. Foto: Regina Jeong/Embaixada da Coreia do Sul

 

“A Universidade de Brasília tem um papel fundamental na construção da sociedade do Distrito Federal e do Brasil. E nós não poderíamos fazer isso sem a colaboração dos nossos parceiros internacionais. A Coreia do Sul é exemplo de investimento em ciência, tecnologia, cultura e arte, que nos serve de inspiração”, disse o vice-reitor, Enrique Huelva.

 

“Foi com muita alegria que tivemos a iniciativa de comemorar os 60 anos da Universidade de Brasília e os 200 anos da Independência do Brasil. Agradeço o apoio do Governo do Distrito Federal e a participação da Orquesta Sinfônica Claudio Santoro”, disse o embaixador Lim Ki-Mo, que cantou músicas também em português.

 

O maestro Claudio Cohen comentou sobre a emoção de comemorar o aniversário da UnB. "É uma instituição que ajudou a fundar a Orquestra Sinfônica nos primórdios. Nós tivemos o Claudio Santoro, que foi professor da UnB”, relembrou. “Ficamos felizes em celebrar os 200 anos de independência do Brasil e a parceria com a Embaixada da Coreia do Sul. A música é uma linguagem universal. Nós nos entendemos, em que pese as barreiras culturais e as barreiras linguísticas. A gente fala pela música.”

 

A OSTNCS foi criada em 1979 pelo maestro e compositor Claudio Santoro, que veio para Brasília no primeiro ano da Universidade para assumir o cargo de coordenador para assuntos da música a convite de Darcy Ribeiro.

 

Participaram da comemoração, ainda, o chefe de Gabinete da Reitoria, Paulo César Marques, e a decana de Extensão, Olgamir Amancia.

 

Leia também:

>> Pesquisador comenta escalada da violência contra ativistas e povos da Amazônia

>> Discussão sobre desigualdades de gênero e programação cultural marcam #InspiraUnB

>> Máscara Vesta é oficialmente lançada

>> UnB divulga 60 vagas para Licenciatura em Educação do Campo

>> HUB segue recrutando voluntários para estudo sobre vacinas contra a covid-19

>> DEX vai lançar catálogo de projetos durante a Feira do Livro de Brasília

>> Mostra Adrian Cowell exibe filmes sobre a Amazônia

>> DGP apresenta regras para adoção do teletrabalho na Universidade

>> UnB participa da 36ª Feira do Livro de Brasília

>> Flávia Biroli debaterá desigualdades de gênero no #InspiraUnB

>> Projeto da Enfermagem leva informações sobre a covid-19 a crianças de escola no Itapoã

>> Precursoras da Lei de Cotas, universidades federais reforçam importância das ações afirmativas no ensino 

>> UnB mantém atualizado ambiente virtual para atividades presenciais

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.