INTERNACIONALIZAÇÃO

Objetivo da parceria é criar e implementar um programa de intercâmbio acadêmico, científico e cultural entre as duas instituições

Na foto, da esquerda para a direita, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Comércio da Nust, Rizwan Riaz, assina acordo com UnB em solenidade com reitora Márcia Abrahão, embaixador do Paquistão no Brasil, Ahmad Hussain Dayo, e secretário de Assuntos Internacionais da UnB, Virgílio Almeida. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

 

A Universidade de Brasília (UnB) e a National University of Sciences and Technology (Nust) assinaram memorando de entendimento entre as duas instituições, nesta quarta-feira (23), na Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão Pública (Face). O documento é o começo de uma parceria que visa desenvolver um programa de mútua cooperação e intercâmbio acadêmico, científico e cultural. Um novo avanço na internacionalização da UnB.

São signatários do memorando o embaixador do Paquistão no Brasil, Ahmad Hussain Dayo; a reitora da UnB, Márcia Abrahão; o secretário de Assuntos Internacionais da UnB, Virgílio Almeida; e o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Comércio da Nust, Rizwan Riaz. “É a primeira vez que a Universidade faz parceria com o Paquistão. E começamos com a melhor instituição de ensino superior paquistanesa. Sucesso!”, desejou a reitora Márcia Abrahão.

“É um sonho realizado. Demoramos muito para fazer disso realidade”, celebrou o embaixador Ahmad Hussain Dayo. Ele lembrou que, antes de atuar na diplomacia, se formou em Biologia e destacou que o Brasil tem pesquisas reconhecidas em todo o mundo. “A criação de todo esse conhecimento é muito importante para proteger nossos recursos naturais. O Brasil tem uma grande diversidade. Acredito que é uma potência de conhecimento. Tenho certeza que essa cooperação será de ganho para as duas universidades”, disse.

O secretário Virgílio Almeida afirmou que é um momento importante, uma vez que a assinatura do memorando é o resultado de dois anos de trabalho, com reuniões, conversas e estreitamento das relações entre a UnB e a Nust. “É razão de alegria! Há muito terreno fértil para nossa parceria. Estou certo de que as duas universidades terão uma amizade longa e próspera”, avaliou.

Pró-reitor da Nust, Rizwan Riaz ressaltou a cultura amistosa dos brasileiros, semelhante à dos paquistaneses. “Vim à Universidade e conheci alguns locais e algumas pessoas. A hospitalidade e a cordialidade daqui são incríveis. Esperamos colaborar com a UnB e aprender bastante.”

CONTRIBUIÇÕES – O memorando de entendimento compreende uma série de ações para as duas universidades. A troca de informações em trabalhos de pesquisa, a elaboração de programas de estudos e o intercâmbio de professores, estudantes, especialistas e técnicos administrativos estão entre as principais iniciativas do termo. O documento também prevê a permuta de recursos de ensino, de equipamentos e de material bibliográfico, bem como troca de experiências pedagógicas.

Diversos encontros foram realizados para que a UnB e a Nust chegassem à assinatura do memorando de entretenimento entre as universidades. O último evento desse tipo ocorreu em 23 de agosto. A reitora Márcia Abrahão recebeu o embaixador Ahmad Hussain Dayo para conversar sobre os caminhos para uma parceria educacional entre a Universidade e instituições paquistanesas.

Leia também:

>> Maria Sueli Felipe é a mais nova professora emérita da UnB

>> UnB premia iniciativas de direitos humanos

>> Instituto de Relações Internacionais tem nova direção

>> UnB lança guia prático de cerimonial e protocolo

>> Secretária de Patrimônio Imobiliário quer humanizar e modernizar gestão

>> Feira estimula empreendedorismo e inovação na UnB

>> UnB inaugura mais uma usina de geração de energia limpa

>> Estudantes da CEU recebem novos equipamentos de cozinha

>> Cepe define nomes para comitê de ações afirmativas

>> Consuni aprova recredenciamento da Finatec até 2027

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.