PLANO DE OBRAS

Prédio da Ciência da Computação e Estatística (CIC/EST) ganha planta fotovoltaica que vai gerar economia para a Universidade de Brasília

Ato no saguão do prédio da Ciência da Computação e Estatística (CIC/EST) inaugurou nova usina fotovoltaica no campus Darcy Ribeiro. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Foi inaugurada na tarde de quinta-feira (17) mais uma usina fotovoltaica no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). Desta vez, o prédio da Ciência da Computação e Estatística (CIC/EST) recebeu uma planta de 125 kwp (kilo-watt-pico), que representará economia de aproximadamente R$ 84 mil por ano para a Universidade.

“Nós temos buscado a instalação de usinas fotovoltaicas por vários fatores: pela sustentabilidade ambiental, pela questão econômica e porque nós temos de dar o exemplo para a sociedade. Queremos uma sociedade cada vez mais sustentável”, disse a reitora Márcia Abrahão, que ressaltou ainda a participação de professores e estudantes da Faculdade UnB Gama (FGA) nos projetos de instalação de usinas nos campi.

A professora da FGA Loana Velasco, uma das responsáveis pela elaboração e execução do projeto, também relembrou a participação de discentes e docentes nas pesquisas de eficiência energética e a colaboração com a Secretaria de Infraestrutura da UnB. “Estamos finalizando mais um projeto de planta fotovoltaica para submeter para financiamento. Estamos fortalecendo o nome da UnB como uma instituição sustentável.”

O Instituto de Ciências Exatas (IE/UnB), que abriga os cursos de Ciência da Computação e de Estatística, recebe aproximadamente 10 mil alunos de graduação e pós-graduação por semestre, tem 156 docentes e 22 servidores técnicos. “Receber essa estrutura nos encoraja a buscar novos horizontes e novas metas. Nosso instituto entrega excelência e está dedicado a crescer com a Universidade”, disse o diretor do IE/UnB, Ricardo Ruviaro.

Para o diretor do Instituto de Ciências Exatas, Ricardo Ruviaro, o investimento em infraestrutura é um incentivo na busca pela excelência. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

PLANO DE OBRAS –  Desde 2017, o Plano de Obras da UnB, aprovado pelo Conselho de Administração (CAD), prevê a instalação de usinas fotovoltaicas nos quatro campi. A usina do prédio CIC/EST foi custeada com recursos próprios da UnB: R$ 572.846,23. “A Administração Superior tem demonstrado muita seriedade e compromisso com questões afetas à sustentabilidade”, afirmou o secretário-substituto de Infraestrutura, Bruno Guimarães.

SUSTENTABILIDADE – A UnB tem um dos maiores parques de usinas fotovoltaicas entre as universidades federais: 12 usinas em operação, gerando economia de aproximadamente R$ 960 mil ao ano. Em novembro do ano passado, o campus da UnB no Gama alcançou a autossuficiência energética, com três usinas fotovoltaicas em operação.

Até o momento, mais de R$ 4 milhões foram investidos em usinas fotovoltaicas nos quatro campi da UnB. Entre as ações de sustentabilidade empreendidas pela reitoria está a criação da Secretaria de Meio Ambiente. Toda a poda de árvores, por exemplo, é destinada para compostagem.