ÓRGÃOS COLEGIADOS

Em reunião no campus de Ceilândia, Conselho Universitário decidiu, por unanimidade, renovar a parceria com a fundação por mais cinco anos

Reunião do Conselho Universitário na FCE homenageou a memória de Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira, pioneira daquele campus. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

O recredenciamento da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) como fundação de apoio foi aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília (UnB), presidido pela reitora Márcia Abrahão. A votação ocorreu na reunião do colegiado realizada na Faculdade UnB Ceilândia (FCE), na sexta-feira (11). A primeira desde 2011. Marcou o encontro, também, uma homenagem à professora Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira, que morreu aos 63 anos, em agosto, devido a complicações de um câncer. Ela participou do grupo dos trinta primeiros docentes contratados para a criação da FCE em 2008, sempre atuando com amor pela educação, otimismo, generosidade e amizade.

O novo credenciamento da fundação compreende o período de novembro de 2022 a novembro de 2027. “Sou testemunha do esforço que a Finatec fez no empenho em resolver todas as pendências para ser apta ao credenciamento", destacou a reitora Márcia Abrahão. Para que seja possível a renovação, a fundação deve atender a uma série de requisitos, como regularidade fiscal, prestação de contas e, o mais importante: a instituição apoiada deve manifestar interesse na continuidade da parceria.

Atualmente, há aproximadamente 300 projetos sob a administração da fundação, que somam uma carteira de cerca de R$ 500 milhões para serem aplicados nestes próximos cinco anos. Agora, para a conclusão do processo, os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação devem publicar uma portaria conjunta com a determinação.

Criada há 30 anos por professores da UnB, a Finatec atua como um braço para a gestão de projetos e a realização de ações estratégicas, como, por exemplo, as políticas de inovação da Universidade. A Universidade também conta com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), ligada à Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio de autorização – o que requer avaliação anual para continuidade do trabalho –, na gestão de projetos de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento institucional e inovação tecnológica.

NOMEAÇÕES E INDICAÇÕES – Para compor o Conselho Superior da Finatec, o Consuni confirmou as indicações dos professores José Eloi Guimarães Campos (Instituto de Geociências), para a área de Ciências Exatas e Tecnologia; Henrique Araújo Costa (Faculdade de Direito), para Artes e Humanidades; Simone Perecmanis (Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária), para Ciências da Vida e Saúde; e Wildo Navegantes de Araújo (Faculdade UnB Ceilândia), como representante dos campi.

Professor Abimael de Jesus Barros Costa foi aprovado como novo decano do DAF durante a reunião do Consuni. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

O Consuni também aprovou a nomeação do professor Abimael de Jesus Barros Costa, do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais e do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCont), para exercer o cargo de decano de Administração.

Também recebeu o aval do Consuni a indicação do vice-diretor da Faculdade de Educação Física, Lauro Casqueiro Vianna, como membro para compor a Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro).

Por fim, o Conselho Universitário definiu a lista tríplice de indicados a membro titular do Conselho Diretor da UnB: Leany Barreiro de Sousa Lemos, ex-aluna da UnB, ex-secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul e servidora do Senado Federal; Maria Lúcia Pinto Leal, professora emérita da UnB; e Soraya Soubhi Smaili, professora e ex-reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O escolhido terá mandato com duração de quatro anos, podendo ser renovado pelo mesmo período.