INTERNACIONALIZAÇÃO

Ampliar parcerias em ciência, tecnologia e formação de doutorandos são os focos para a liderança da rede, que reúne universidades brasileiras, espanholas e portuguesas

Integrante do Grupo Tordesilhas desde 2014, UnB esteve na vice-presidência em 2021. Acima, vice-reitor Enrique Huelva (centro) representando a Universidade em encontro com representantes da rede. Foto: Arquivo pessoal

A Universidade de Brasília (UnB) foi eleita presidente do Grupo Tordesilhas de Universidades, seguindo no seu projeto de internacionalização. O grupo é uma cooperação entre instituições brasileiras, espanholas e portuguesas para vínculos acadêmicos, culturais e socioeconômicos, e visa colaborar nos campos de ciência, tecnologia e inovação. O mandato é de um ano.

“O Grupo Tordesilhas é uma rede muito atuante e consolidada, com parcerias importantes. Ele permite, inclusive, que colaborações diretas entre universidades que o integram sejam favorecidas, são as parcerias bilaterais. Então, é muito significativo estarmos assumindo a presidência”, disse o vice-reitor da UnB, Enrique Huelva.

A Universidade de Brasília compõe o grupo desde 2014 e atua em conjunto com outras 26 instituições brasileiras. Também são parte da equipe 20 universidades espanholas e nove portuguesas. No ano passado, a UnB ocupou a vice-presidência e atuou na captação de recursos, na interação com as outras universidades brasileiras e na ampliação da cooperação do grupo com outras regiões.

O vice-reitor afirmou que a Universidade identificará áreas estratégicas, estimulando-as para que sejam desenvolvidas ainda mais parcerias e trocas em ciência, tecnologia e em formação de estudantes de doutorado, que é o foco da rede. Segundo ele, agora a Universidade possui maior protagonismo na definição das políticas do grupo.

“Estando à frente do Tordesilhas, a UnB projeta construir um conjunto de políticas e estratégias no sentido de consolidar ainda mais a rede, tentar novos parceiros no Brasil e nos outros países membros, e fortalecer parcerias com um viés daquilo que é importante para o Brasil e para a Universidade”, explicou Huelva.

Em 2023, a UnB será responsável por organizar e sediar o encontro dos reitores das instituições que integram o grupo. É uma oportunidade de reunir os líderes das universidades ibero-brasileiras e definir as abordagens do grupo para o ano que seguirá.

TORDESILHAS – O Grupo Tordesilhas nasceu com a celebração do I Encontro de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal, realizado no ano de 2000, na “Casa do Tratado”, local onde foi firmado o histórico Tratado de Tordesilhas, em 1494.

O grande objetivo é incentivar redes que estimulem a mobilidade de pesquisadores e deem lugar à realização de projetos de valor estratégico, orientados aos problemas que afetam e influenciam o progresso da comunidade ibero-brasileira.

Para isso, a rede funciona por meio dos colégios doutorais que trabalham em busca de oportunidades de financiamento para suas pesquisas, trocam experiências e fortalecem suas cooperações científicas.