GESTÃO

Objetivo é facilitar o entendimento dos procedimentos necessários à realização de eventos acadêmicos e solenidades de colação de grau na Universidade

Técnicos e professores de diferentes unidades acadêmicas participaram do lançamento. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB


A Universidade de Brasília agora dispõe de um Guia Prático de Cerimonial e Protocolo. O documento foi lançado nesta segunda (21), no auditório da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), com a presença de técnicos e professores de diferentes unidades acadêmicas. Na ocasião, foi possível tirar dúvidas sobre organização das cerimônias de colação de grau que ocorrem em 2023.

Elaborado pela Coordenação de Cerimonial (Ceri) em parceria com o Centro de Excelência em Turismo (CET) e a Secretaria de Comunicação (Secom), o guia busca oferecer instruções básicas para realização de eventos institucionais e técnico-científicos. Contém também um passo a passo para organizar com sucesso as solenidades de colação de grau que hoje ocorrem de forma descentralizada na UnB.

Segundo a coordenadora do Cerimonial, Marcela Silva, o guia, que também traz orientação sobre organização de eventos virtuais e solenidades inclusivas, deve levar mais confiança e segurança às unidades acadêmicas na hora de aplicar corretamente as normas de cerimonial e protocolo. “A comunidade universitária terá mais um documento norteador para orientar na organização de eventos”, diz.

O documento contém informações básicas sobre composição da mesa de honra, disposição de bandeiras e ordem de pronunciamentos, por exemplo. No caso dos eventos virtuais, há orientação sobre plataformas mais indicadas para cada tipo de evento, suas vantagens e desvantagens, e o que precisa ser considerado na hora de organizar um evento acessível ao público, como existência de rampas de acesso, banheiros adaptados e disponibilidade de tradutores de Libras, entre outros.

“O material vem para somar, para permitir que a comunidade acadêmica de maneira geral olhe para o planejamento de um evento como relevante para a imagem institucional e promoção de fato da Universidade”, afirma a professora do CET Aylana Borges, que participou da elaboração do guia. “É um material simples, objetivo e didático, feito para fazer com que as pessoas que não têm conhecimento sobre planejamento de eventos consigam minimamente se organizar e orientar os alunos nas colações de grau”, explica.

A professora conta que o CET já vem organizando suas colações há algum tempo com o auxílio dos alunos da empresa júnior Polaris. “Eles acabam tendo contato com a área de eventos, planejamento e organização, e vêm desenvolvendo esse trabalho. São eles que estão à frente muitas vezes da organização das colações dos alunos do Turismo”, detalha.

>> Confira o guia na íntegra

 

Leia também:

>> Secretária de Patrimônio Imobiliário quer humanizar e modernizar gestão

>> Feira estimula empreendedorismo e inovação na UnB

>> UnB inaugura mais uma usina de geração de energia limpa

>> Estudantes da CEU recebem novos equipamentos de cozinha

>> Cepe define nomes para comitê de ações afirmativas

>> Consuni aprova recredenciamento da Finatec até 2027

>> Zulmira Lacava recebe o título de Professora Emérita

>> Comunidade pode deixar registros em homenagem ao sexagenário da UnB

>> Alaic elege direção para o período de 2022 a 2026

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19 na Universidade

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave