OUTORGA

Cerimônia na Reitoria reconhece a trajetória da docente, que tem 51 anos de história com a Universidade

Aplaudida de pé por colegas e conhecidos, Maria Sueli Felipe é aclamada por sua trajetória profissional. Pesquisadora foi responsável por descrever nova espécie de fungo. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 
A química e docente aposentada do Instituto de Ciências Biológicas (IB) Maria Sueli Felipe recebeu, nesta quarta-feira (23), o título de Professora Emérita da Universidade de Brasília, em cerimônia no Auditório da Reitoria.

Contando o período de estudante e o tempo dedicado como professora, Maria Sueli tem 51 anos de UnB. Graduada em Química, ela fez mestrado em Ciências Biológicas na UnB e dois doutorados: na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na University of Manchester Institute of Science and Technology, na Inglaterra.

Como docente da UnB, foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular e também diretora do IB. A concessão do título de emérita foi aprovada no Conselho Universitário (Consuni) em 2019.

Anamélia Lorenzetti Bocca ressaltou estímulo dado pela homenageada a seus estudantes na vida acadêmica. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB


A professora do Departamento de Biologia Celular Anamélia Lorenzetti Bocca destacou o perfil de excelência e o apoio que a professora dá a seus estudantes. “Ela é uma incentivadora nata. Além de todo o incentivo que dá para seus alunos até os dias atuais, ela nos incentiva a ir a congressos, apresentar nossos trabalhos em diferentes cenários, publicar em revistas científicas e inscrever projetos nos editais disponíveis, mesmo que ela não participe do grupo”, disse.

Em seu discurso de agradecimento, Maria Sueli apresentou uma série de fotografias que remontaram sua trajetória familiar e profissional, passando por vários momentos de sua vida. Profissionalmente, um grande destaque de sua carreira enquanto pesquisadora é a descrição da nova espécie do fungo Paracoccidioides lutzii, causador da paracoccidioidomicose, que, anteriormente à sua descoberta, tinha o diagnóstico confundido com tuberculose.

“Nós trabalhamos por muitas décadas e isso resultou em algo extremamente importante, porque agora nós fazemos um diagnóstico correto dos indivíduos. O que acontecia era que as pessoas eram diagnosticadas com tuberculose, faziam o tratamento e morriam porque a doença era causada por um fungo”, disse. “Nós colocamos esse fungo no mapa mundi de fungos patogênicos”, completou.

A reitora Márcia Abrahão destacou, em discurso, que o Consuni deliberou pela concessão do título de Professora Emérita a Maria Sueli por aclamação e desejou que ela continue a fortalecer a UnB com sua presença.

“O Conselho Universitário, que tem mais de 90 pessoas, concedeu o título por aclamação, o que demonstra o seu reconhecimento e o reconhecimento do Instituto de Ciências Biológicas para a Universidade de Brasília. Parabéns por esta história linda, obrigada, em nome da Universidade de Brasília, por todo o seu trabalho, e que continue aqui nos orientando e nos ensinando, para que possamos ser pessoas melhores”, concluiu.

Confira a íntegra da cerimônia de outorga do título:

 

Leia também:

>> UnB premia iniciativas de direitos humanos

>> Instituto de Relações Internacionais tem nova direção

>> UnB lança guia prático de cerimonial e protocolo

>> Secretária de Patrimônio Imobiliário quer humanizar e modernizar gestão

>> Feira estimula empreendedorismo e inovação na UnB

>> UnB inaugura mais uma usina de geração de energia limpa

>> Estudantes da CEU recebem novos equipamentos de cozinha

>> Cepe define nomes para comitê de ações afirmativas

>> Consuni aprova recredenciamento da Finatec até 2027

>> Zulmira Lacava recebe o título de Professora Emérita

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.