GESTÃO

Professores Antônio Jorge da Rocha e Roberto Menezes estarão à frente do Irel pelos próximos quatro anos. Posse foi acompanhada por docentes, alunos e técnicos administrativos

Professores Roberto Menezes e Antônio Jorge da Rocha (esq.) assumiram a direção no lugar de Pio Penna e Fidel Flores (dir.). Reitora Márcia Abrahão presidiu cerimônia de posse. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

A nova gestão do Instituto de Relações Internacionais (Irel) tomou posse em cerimônia nesta terça-feira (22), no Auditório da Reitoria. Os professores Pio Penna Filho e Fidel Flores passaram o bastão para os docentes Antônio Jorge da Rocha e Roberto Menezes, que assumem cargo de diretor e vice-diretor, respectivamente, com mandato para os próximos quatro anos (2022 a 2026).

A cerimônia foi presidida pela reitora Márcia Abrahão, que parabenizou os novos gestores, cujo mandato teve início em setembro. “Os senhores já puderam sentir que a rotina é bastante pesada, mas sabemos que serão felizes no cargo. O Irel é um dos institutos exemplares na Universidade de Brasília. A qualidade do trabalho desenvolvido é admirada até no exterior”, declarou.

A reitora agradeceu o trabalho prestado pelos professores Pio Penna e Fidel Flores, e destacou o comprometimento deles nos conselhos da Universidade. “Nós sabemos que essa participação é fundamental, porém toma muito tempo. Peço que a nova gestão não deixe esse costume de lado, que continue reportando à comunidade o que acontece nessas reuniões, pois é uma forma de interlocução muito boa com a comunidade”, finalizou Márcia Abrahão.

Antônio Jorge da Rocha elogiou a gestão realizada pela administração superior e agradeceu ao Centro Acadêmico de Relações Internacionais, que, segundo ele, faz um trabalho muito construtivo e tem sido crucial na relação administração-alunos.

Intenção dos novos gestores é que o Irel siga ativamente sendo reconhecido pela excelência e pelo bom trabalho prestado no meio das relações internacionais. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

“Nos últimos anos, esse trabalho de interlocução com os estudantes foi fundamental, especialmente frente à pandemia, considerando que alguns alunos só vieram a conhecer fisicamente o Instituto após dois anos de aulas. Foi um período de muita complexidade”, disse o novo diretor.

O professor exaltou a importância do curso de Relações Internacionais, principalmente devido ao atual momento histórico. “Vivemos não só uma sociedade conflagrada, mas um ambiente internacional de extrema complexidade, com guerras e uma multipolaridade que se instala em meio à desorganização política. É difícil imaginar um período mais fascinante para um analista de relações internacionais.”

O novo vice-diretor, Roberto Menezes, agradeceu os votos recebidos que lhe garantiram a eleição. “Assumi em setembro, junto ao professor Antônio Jorge, o desafio de dar continuidade à construção do Irel. Completaremos em 2024 meio século de existência do curso e contamos com cerca de 465 alunos matriculados e 22 docentes”, exaltou. Ele complementou dizendo que, embora a comunidade do Instituto seja relativamente pequena, esta tem realizado suas atividades com afinco e qualidade.

A gestão anterior também teve momento de fala e o professor Pio, antigo diretor do Instituto, aproveitou para agradecer o apoio recebido durante o mandato. Ele parabenizou a escolha da nova direção. “Houve um processo interno de debate, houve a apresentação das candidaturas, das propostas, enfim, houve um processo legítimo e foi feita uma boa escolha. Desejo a ambos muito sucesso, pois sabemos que muitos desafios virão”, destacou.

O ex-vice-diretor Fidel Flores também felicitou os novos gestores e ressaltou que a eleição foi feita com grande participação da comunidade acadêmica do Irel. "Foi um processo que construímos de forma muito bem sucedida. Acredito ser essencial termos conseguido montar esse processo com plena legitimidade", assegurou. Fidel Flores se colocou à disposição para contribuir com os gestores nos próximos quatro anos e agradeceu a quem o auxiliou durante o mandato.