RECONHECIMENTO

Carlos Benedito Martins é o primeiro professor da Universidade a ser homenageado na categoria destinada a pesquisadores da sociologia

Docente do Departamento de Sociologia contribuiu para a consolidação de mais de 15 cursos de pós-graduação na área no Brasil. Foto: Secom UnB

 

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) homenageou, durante a cerimônia de abertura de seu 44º encontro anual, o professor Carlos Benedito Martins, do Departamento de Sociologia (SOL) da Universidade de Brasília, com o prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica Antônio Flávio Pierucci em Sociologia. A honraria reconhece as contribuições acadêmicas do docente, pelo impacto de sua destacada produção intelectual e por seu trabalho institucional em prol das ciências sociais.

 

Responsável pela apresentação de Carlos Martins na solenidade, o professor da Universidade de São Paulo (USP) Sérgio Miceli lembrou que o trabalho consistente do homenageado sobre ensino superior vem desde o início de sua formação. Martins acumula mais de quatro décadas de expertise na área. Em seu discurso de agradecimento, o sociólogo falou da trajetória que o levou a seu projeto intelectual, suas contribuições para a consolidação de mais de 15 cursos de pós-graduação em Ciências Sociais no país e lembrou o papel das universidades contra o obscurantismo e tempos sombrios impulsionados pela pandemia que vivemos.

 

Tradicionalmente realizado em Caxambú (MG), o encontro deste ano aconteceu de forma virtual, em respeito às recomendações de distanciamento social ensejadas pela pandemia de covid-19. Também foram homenageados Cláudia Lee Fonseca (UFRGS) na área da Antropologia e Leonardo Avritzer (UFMG) na área de Ciência Política. É a primeira vez que um docente da UnB vence na categoria. A professora emérita do Departamento de Antropologia (DAN) Mariza Peirano já havia sido reconhecida na categoria destinada a antropólogos em 2015.

 

TRAJETÓRIA – Vinculado à Universidade de Brasília desde 1987, Martins tem um papel relevante na teoria sociológica contemporânea. Uma de suas principais contribuições para o campo reside nos estudos sobre o ensino superior, com ênfase no setor privado. O interesse pela área vem desde antes do início da graduação em Ciências Sociais, quando participou do movimento estudantil em 1967 e fez parte das discussões sobre a reforma universitária em 1968. 

 

A partir do ingresso no ensino superior, Carlos Martins teve oportunidade de interagir com outros grandes nomes, como o sociólogo Florestan Fernandes e a antropóloga Maria Andréa Loyola. O interesse de Martins pelo movimento de organização do ensino superior brasileiro, somado às conversas com esses pensadores, abriu caminho para que o docente seguisse enveredando por sua área de pesquisa, assim como para a atuação em associações e outras instituições ligadas à área. 

 

Nesses dois caminhos que marcam a trajetória de Carlos Martins, destacam-se o período à frente da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), em dois mandatos consecutivos; sua atuação junto à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), a mesma que lhe concedeu o prêmio de Excelência Acadêmica 2020; e seu papel no Comitê de Sociologia e como assessor da presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

 

Também é relevante seu percurso como professor visitante em diversas instituições fora do Brasil, onde segue pesquisando sobre ensino superior, agora com foco na globalização. "Esses momentos, principalmente o tempo que passei em Oxford, me permitiram acrescentar a perspectiva da globalização aos meus estudos", esclarece Martins. 

 

A docente aposentada do Departamento de Sociologia e vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Fernanda Sobral, conhece Martins há mais de 25 anos. Ela acredita que a contribuição sobre o modelo acadêmico da universidade deixada ao longo dos anos por Martins é relevante, primeiramente por versar acerca do ensino superior no Brasil e, também, pelo desenvolvimento, nos último anos, de análises comparativas com outros países. "Leva-nos a perceber a importância da universidade em pensar a autonomia universitária", reflete.

 

Leia também:

>> CAD aprova nova resolução sobre trabalho remoto

>> Faculdade UnB Ceilândia tem nova direção

>> Selo Pesquisa, Inovação e Ousadia da Editora UnB tem mais 18 novos títulos

>> Em carta, reitora agradece parceria e união

>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre

>> Revista Darcy traz reflexão aprofundada sobre a pandemia

>> Desenvolvido na UnB, unicórnio brasileiro tem potencial para revolucionar agronegócio

>> Universidade de Brasília divulga editais de abertura do Programa de Avaliação Seriada

>> Grupo de pesquisa da Faculdade de Direito atua como 'amigo da corte' em sessão no STF

>> Professora da Universidade de Brasília é eleita para a Academia Brasileira de Ciência

>> Ouvidoria da Universidade de Brasília é reconhecida por seu aprimoramento constante

>> Biblioteca Central disponibiliza serviço de digitalização de obras físicas do acervo

>> Livro de professor da UnB com análise sobre desigualdade racial e acesso à renda é premiado 

>> Jornal-laboratório da Faculdade de Comunicação completa 50 anos

>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto

>> Reitora Márcia Abrahão fala sobre conquistas do primeiro mandato e desafios para os próximos quatro anos

>> UnB manterá aulas em modo remoto no próximo semestre

>> UnB tem 25 pesquisadores entre os mais influentes do mundo

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave