RECONHECIMENTO

Docente é referência em sua área, por trabalhar o conhecimento em sociologia da educação e da ciência em prol de uma sociedade mais justa

Além da reitora Márcia Abrahão, do orador do evento, professor Carlos Benedito Martins, e diretor do ICS, Arthur Trindade, também esteve presente na cerimônia o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro. Imagem: Reprodução/UnBTV

"Com que ardor você defende a universidade pública, a educação, a cultura e a pesquisa! Com que seriedade e ética defende valores humanos e sociais!" Com essas palavras, que destacam uma trajetória de dedicação à vida acadêmica, Izaura Sobral, professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), saudou sua irmã, Fernanda Sobral, a mais nova emérita da Universidade de Brasília, durante a solenidade de outorga do título, nesta terça (24).

A cerimônia virtual teve transmissão pelo canal da UnBTV no YouTube e contou com a presença de familiares e amigos, que celebraram o recebimento da honraria. A outorga foi aprovada na 482ª reunião do Conselho Universitário, em 21 de maio de 2021.

O perfil de Fernanda Sobral faz jus à distinção, oferecida àqueles que alcançam posição eminente em atividades universitárias. Ao longo dos anos, ela acumulou papeis relevantes que impactam a sociedade, como a participação em conselhos nacionais de classe e proponentes de políticas públicas.

Além da irmã, Izaura Sobral, compuseram a comitiva da homenageada as docentes do Departamento de Sociologia (SOL) Maria Francisca Coelho e Maria Stela Grossi, também emérita, e o professor da Faculdade de Educação (FE) Gilberto Lacerda. A apresentação foi feita pelo professor do SOL Carlos Benedito Martins.

"Fernanda sempre acreditou que a sociologia pode ser arma de combate, visando a construção de uma sociedade mais democrática", afirmou Carlos Benedito. "Construtora de instituições, sempre as edificou dentro e fora da UnB, levando seu conhecimento teórico para contribuir nessa construção institucional", afirmou Maria Stela Grossi, referindo-se à dedicação de Fernanda Sobral ao unir teoria e prática em ações que se desdobram em políticas públicas de impacto para a sociedade brasileira.

"Ela é reconhecida em toda parte por sua atuação em prol das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação, aperfeiçoando diversas delas, incluindo as de expansão do ensino superior", acrescentou Gilberto Lacerda.

Fernanda Sobral tem uma trajetória de contribuição para o fazer epistêmico da ciência no país. Imagem: Reprodução/UnBTV

"Se meu percurso foi acadêmico e institucional, ele foi construído juntamente com muitos colegas, em uma relação recíproca", reconheceu Fernanda Sobral. "Essa instituição muito me ofereceu, tanto no que concerne à formação quanto ao desempenho acadêmico", completou.

"Minhas pesquisas e publicações sempre abordaram a produção de conhecimento e devem ser consideradas como condições cognitivas ou intrínsecas ao próprio processo do conhecimento", disse Fernanda, ao lembrar que seus objetos de trabalho estão inseridos em um contexto político e econômico e envolvem políticas governamentais da produção do saber.

A reitora Márcia Abrahão exaltou o papel acadêmico e administrativo da homenageada, ressaltando que Fernanda cumpriu suas funções de maneira generosa e marcante. Já o diretor do Instituto de Ciências Sociais (ICS), Arthur Maranhão, lembrou o esforço da emérita para construir uma Universidade melhor, mais inclusiva e com qualidade.

Pelo chat da transmissão, conhecidos também deixaram mensagens de felicitação. "Parabéns, querida amiga. Você faz a diferença, nos representa, é fonte de inspiração", comentou a docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Josefa Cavalcanti​.

Após os discursos, os convidados do evento virtual puderam apreciar apresentação do professor do Departamento de Música (MUS) Gabriel Batista, dedicada à Fernanda, com a música Vovó Cambinda

TRAJETÓRIA – Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Fernanda Antônia da Fonseca Sobral fez mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Sociologia na UnB. Seu estágio pós-doutoral foi realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França.

Admitida como docente do SOL em 1978, orientou quatro dezenas de dissertações e teses como parte do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSOL). Apesar de aposentada desde 2003, continua ativa na pós-graduação e projetando a Universidade de Brasília em todas as suas atuações.

Hoje vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ela, ao longo de sua carreira, ocupou posições relevantes em conselhos e outros órgãos de impacto na sociedade. Foi secretária executiva da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), conselheira da SBPC e membro do Comitê Assessor de Ciências Sociais no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Superior da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), do Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Também foi diretora de Pesquisa da UnB em 2016.

Em sua trajetória profissional, Fernanda Sobral contribuiu para as áreas de sociologia da educação e da ciência, trabalhando ativamente para tornar realidade e aperfeiçoar iniciativas como os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e o programa Ciências sem Fronteiras, do governo federal.

Confira a cerimônia: