ENSINO

Concebidos junto a alunos da Universidade do Estado de Minas Gerais, tutoriais são parte do projeto Escolha Livre e de disciplina sobre tecnologias em educação

Aluna de Pedagogia, Isabela Farias afirma que a disciplina sobre tecnologias em educação mudou seu olhar sobre as ferramentas e plataformas digitais. Foto: Arquivo pessoal

 

Equidade, liberdade, inclusão, qualidade e acessibilidade. Palavras que sintetizam os propósitos da educação aberta e sua missão de compartilhar saberes de forma autônoma, livre, gratuita e colaborativa. Alunos do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) abraçaram esse espírito e encamparam mais uma ação do projeto Escolha Livre. Lançada em 2020, a inciativa visa dar suporte à crescente necessidade do uso de recursos educacionais mediados pela tecnologia e pela internet, acelerada pelo contexto de pandemia de covid-19.

 

Desta vez, os discentes elaboraram tutoriais, disponibilizados na internet, que ensinam como usar plataformas de acesso aberto e gratuito bastante úteis para o dia a dia das pessoas. Entre as opções, estão ferramentas para realizar buscas na internet com privacidade e segurança, para publicar e fazer streaming, para assistir filmes e para enviar mensagens instantâneas.

 

Também tem orientações voltadas a recursos que funcionam como rede social e microblog, para o compartilhamento de fotos e stories, para o armazenamento de arquivos, para a realização de webconferências e para a prática de escrita colaborativa.

 

A iniciativa foi coordenada pelos professores Tel Amiel (UnB) e Janaína Diniz (UEMG), que propuseram o desafio aos alunos no âmbito de uma disciplina remota e conjunta sobre tecnologias em educação.

 

“Resolvemos fazer uma experimentação coletiva em torno desse tema e a construção desse material foi parte desse projeto. Hoje, a educação aberta busca trabalhar processos de inclusão voltados à educação de qualidade para todos. Podemos fomentar isso com a web, com a internet e com as práticas de cultura digital”, explica o docente da Universidade de Brasília.

O professor Tel Amiel, da Faculdade de Educação, defende práticas abertas para ampliar o acesso à educação inclusiva e de qualidade. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Segundo Amiel, antes de elaborarem os manuais, os alunos foram provocados a conhecer um pouco mais sobre o universo do software ”gratuito e proprietário”, que muitas vezes trabalha sob a lógica da propaganda, da coleta de dados dos usuários e do pouco compromisso com a privacidade e a segurança das informações individuais.

 

“A partir daí, sugerimos que os discentes buscassem uma ferramenta de software livre e comparassem as soluções, tentando compreender limitações, potencialidades e o que está por trás da proposta dos recursos abertos e livres. Após a discussão teórica, dividimos a turma em grupos e propomos a construção dos tutoriais, uma forma concreta de ampliar o compartilhamento do conhecimento gerado.”

 

>> Para saber detalhes do funcionamento da disciplina conjunta entre a UnB e a UEMG, ouça a explicação de Tel Amiel.

 

 

EXPERIÊNCIAS – Aluna do 2º semestre do curso de Pedagogia da UnB, Isabela Farias conta que a participação na disciplina foi incrível e surpreendente. “Descobri que a complexidade dos termos de uso da maioria dos aplicativos proprietários é muito maior do que eu imaginava, principalmente em relação aos dados que fornecemos”, sintetiza.

 

A estudante ressalta que não conhecia o tema da educação aberta e que a disciplina impactou seu olhar sobre a atuação profissional dos pedagogos. “Percebi que é de suma importância abordar a problemática das redes sociais em todas as escolas, principalmente na educação infantil. Ensinar, desde cedo, que a internet pode ser usada com segurança contribui para a formação de uma real consciência sobre as lógicas das redes digitais”, opina Isabela.

 

Em âmbito pessoal, a futura pedagoga disse que passou a ler os termos de aplicativos que usa e a instalá-los apenas se for realmente necessário. “Também conversei sobre o tema com pessoas próximas a mim, e venho tentando me conscientizar mais a respeito do que acontece nas redes.”

A professora Janaina Diniz, da UEMG, ressalta que o contato dos alunos com softwares livres amplia a visão crítica sobre as plataformas digitais. Foto: Arquivo pessoal

 

A professora Janaína Diniz afirma perceber, no convívio com os alunos, essa mudança de comportamento. “Após o contato deles com a educação aberta, vários adotam o software livre no seu dia a dia, passam a ter um olhar mais crítico e a compreender as relações de poder presentes nas plataformas digitais”, aponta ela, que usa softwares livres há quase quinze anos.

 

A docente da UEMG relata que a urgência de se discutir, de forma mais estruturada nas disciplinas, os assuntos que permeiam o capitalismo de vigilância – termo que se refere à mutação deste sistema com a monetização de dados que usuários fornecem gratuitamente às empresas de tecnologia – se intensificou com o cenário de pandemia e a implantação acelerada do ensino remoto no país. Isso porque, neste contexto, muitas instituições públicas de ensino adotaram como oficiais as plataformas de grandes corporações de tecnologia.

 

“Por isso é fundamental mostrar que existem inúmeras ferramentas, recursos e opções muitas vezes não utilizados porque os gestores e os professores desconhecem as possibilidades e não sabem que tanto facilitam quanto promovem uma reflexão crítica acerca das práticas pedagógicas ensinadas, instituídas e reproduzidas”, complementa Tel Amiel.

 

>> Por que uma Escolha Livre? Ouça!

 

 

MAIS DO PROJETO – A elaboração dos tutoriais junta-se a uma série de ações desenvolvidas no Escolha Livre, que também integra a Iniciativa Educação Aberta, parceria entre a Cátedra Unesco em Educação a Distância (UnB) e o Instituto Educadigital.

  

>> Acesse o Guia de Bolso da Educação Aberta, material elaborado pela Iniciativa Educação Aberta

>> Confira outras produções sobre a educação aberta

 

Além da construção dos manuais, a turma de alunos da UnB e da UEMG elaborou um manifesto discutido e escrito coletivamente que pontuou questões relacionadas às grandes plataformas da educação e ao que significa, por exemplo, o capitalismo de vigilância.

 

A Iniciativa Educação Aberta também realiza a formação de líderes em educação aberta por meio de um curso de extensão da UnB com apoio da Unesco Brasil que visa formar gestores e educadores nesse tema para que eles possam difundir esse conhecimento.

 

>> Quer saber mais sobre educação aberta, recursos educacionais abertos, práticas abertas e licenças livres? Ouça a entrevista com o professor Tel Amiel, referência nacional de estudos sobre o tema.

 
 

Leia também:

>> Evento nacional premiará podcasts universitários

>> UnB é a quarta melhor federal do país, aponta Ranking de Xangai

>> Estudante da UnB tem artigo citado em decisão do STF

>> Faceta literária de Darcy Ribeiro é tema de mesa de seminário internacional

>> HUB oferece programa de reabilitação pulmonar pós-covid

>> UnB opera a única estação de tecnologia infrassom do país

>> Conselho de Administração aprova cotas em estágios não obrigatórios

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Conselho Universitário emite nota sobre a indisponibilidade dos sistemas computacionais do CNPq

>> UnB e Serviço Geológico do Brasil assinam termo para compartilhamento de laboratórios

>> Em processo inédito, UnB obtém nota máxima junto ao MEC e é recredenciada como instituição de ensino superior

>> Cepe aprova regulamentação de programas de pós stricto sensu

>> Editora UnB lança mais dez livros no selo Pesquisa, Inovação e Ousadia

>> Universidade vai superando a pandemia com ciência, planejamento e solidariedade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Desenvolvido no IL, projeto para ensino de português a surdos é adotado pelo Ministério da Educação

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.