DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Obras ampliam a divulgação do conhecimento produzido por discentes e docentes da UnB. Selo já reúne outras 17 publicações com acesso digital gratuito

“Era uma vez um lugar longe dos olhos que não sabem ver e do pensamento que não sabe pensar, e do coração que não sabe amar. Este lugar é só seu, pense nele quando estiver só.” O texto poético intitulado Seu lugar, de autoria de Juan, menino brasileiro de 11 anos, é uma das narrativas apresentadas ao leitor na obra Crianças contadoras de histórias, de Luciana Hartmann. O livro é um dos dez novos títulos publicados pela Editora UnB, disponíveis para acesso gratuito no Portal de Livros Digitais da UnB ou para aquisição da versão impressa na loja física ou virtual da editora.

Versão digital das obras pode ser acessada gratuitamente pelo Portal de Livros Digitais da UnB e a versão impressa adquirida na Editora UnB. Imagem: Reprodução UnBTV

O lançamento das obras ocorreu nesta quinta-feira (29), pelo canal da UnBTV no YouTube.  Os títulos são de diversas áreas do conhecimento e integram o selo Pesquisa, Inovação e Ousadia, que é fruto da parceria entre a Editora UnB e os Decanatos de Pesquisa e Inovação (DPI) e de Pós-Graduação (DPG). A iniciativa visa apoiar a divulgação da produção científica de pesquisadores discentes e docentes da Universidade, e teve fomento do edital DPG/DPI N°3/2019.

O selo Pesquisa, Inovação e Ousadia já reúne 18 obras publicadas em 2020 e nove títulos de 2019, e foi criado no contexto da comemoração dos 55 anos da UnB, em 2017. A série tem como foco publicações voltadas para a reflexão sobre questões nacionais e internacionais do mundo contemporâneo, sobre a Universidade e seu papel hoje no Brasil e no mundo, entre outros temas da atualidade das ciências e da tecnologia, das letras e das artes e das ciências humanas.

LANÇAMENTO – No evento virtual de lançamento das obras, os autores das publicações fizeram uma breve apresentação de cada título. O registro está disponível no canal da UnBTV no youtube.

“Agradecemos a gestão da UnB pela construção do edital e pela oportunidade de publicar e divulgar o conhecimento produzido na Universidade, especialmente o conhecimento gerado pelos nossos discentes”, expressou Sérgio Sauer, docente da Faculdade UnB Planaltina e um dos organizadores da obra Reflexões sobre meio ambiente e desenvolvimento rural.

Durante a condução do evento, Germana Henriques, diretora da Editora UnB, falou da alegria que a unidade tem em “participar ativamente da divulgação da ciência produzida na Universidade, principalmente contribuindo para aprofundar a difusão científica em acesso aberto”.

Germana Henriques, diretora da Editora UnB, e decana do DPI, Maria Emília Walter, celebram a publicação das obras. Imagem: Reprodução UnBTV

A reitora Márcia Abrahão lembrou que “uma parcela importante da divulgação científica da UnB se dá através de livros” e que as “obras de acesso aberto aumentam a inserção da pesquisa da instituição no Brasil e no exterior”. A gestora destacou o empenho institucional em ampliar o aporte de recursos para unidades acadêmicas e decanatos, a despeito da “redução frequente no orçamento repassado pelo governo federal”.

A decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, reforçou a importância de que “a sociedade tenha acesso aos resultados de pesquisas e projetos da UnB que, em diversos aspectos, pensam questões centrais do nosso país”. “Eu vejo o lançamento desses livros e o engajamento de seus autores como um enfrentamento intelectual e científico para problemas do Brasil. Eles trazem para mim esperança de dias melhores”, completou a decana.

Decana interina de Pós-Graduação, Diana Pinho acrescentou que as publicações contribuem com “um novo olhar” para áreas estruturantes da sociedade e da formação de pessoas.

Confira a lista das dez obras recém-lançadas:

Apresentada por Rafael Benjamin Werneburg Evaristo

Apresentada por Cristina Patriota de Moura