GESTÃO

Márcia Abrahão destaca as atividades de Boas-Vindas e deseja um bom período, apesar da pandemia que ainda assola o mundo

Queridas(os) docentes, técnicas(os) e estudantes,

Na última semana, começamos mais um semestre letivo. Na segunda-feira (19), para nos inspirar nesta volta, a jornalista e escritora espanhola Pilar del Río deu boas-vindas aos estudantes da Universidade de Brasília com um importante recado: “O dever de cuidar nos torna mais humanos, o dever de participar de assuntos públicos nos torna mais justos, o dever de intervir nos torna mais inteligentes”.

Ainda na necessária distância do ensino remoto, a UnB acolhe calouros e veteranos com essa perspectiva de justiça, humanidade e inteligência em tudo o que gostaríamos de proporcionar aos que convivem nesta comunidade de colegas, amigos e parceiros no processo de aprendizagem. A Universidade se orgulha da tarefa de servir qualidade em ensino, pesquisa e extensão.

Não são tempos fáceis, sabemos. O primeiro semestre de 2021 tem início em julho e isso já é estranho. Estamos longe dos campi – no Plano Piloto, em Planaltina, no Gama e na Ceilândia. Em nossas telas, encontramos a interface possível diante de um cenário que ainda requer cuidados. Chegamos aos 550 mil mortos por covid-19 no Brasil, um número assustador e muito triste.

Aos poucos, entretanto, a realidade nos permitirá o reencontro presencial. Parte dos professores e técnicos puderam tomar a vacina porque estão na faixa etária já contemplada. Desde o início do ano, a reitoria tem empreendido todo o esforço junto ao Governo do Distrito Federal para que nossos profissionais da educação entrem o mais rápido possível na fila para receber uma ou duas doses de alívio e esperança.

Vamos até o começo de novembro, com força e disposição, cumprir o que nos cabe: ler, ouvir, dialogar, pesquisar, estudar, viver e compartilhar saberes. Nós, na administração da Universidade, também não vemos a hora de retomar as nossas atividades pessoais e profissionais presencialmente, de forma segura e planejada. Falta pouco.

Criado há um ano, o Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação, o Ccar, presidido pelo vice-reitor, professor Enrique Huelva, elaborou um relatório, já encaminhado para toda a comunidade. Com a dedicação e o trabalho de todos os membros do Comitê e da comunidade, a UnB não parou desde o início da pandemia. Para conhecer em detalhes o que fizemos, não deixe de assistir ao evento UnB em ação: um ano de atividades do Ccar, na próxima quarta-feira (28), às 14h30, no canal da UnBTV no YouTube ou no canal 15 da NET.

Ferramentas digitais e metodologias virtuais continuam sendo nossas companheiras no cotidiano. Os docentes ainda encontram à disposição cursos de capacitação para proporcionar o melhor ensino remoto. Nossos técnicos estão empenhados na gestão e em atividades acadêmicas do dia a dia. E os estudantes que precisam de auxílio digital e financeiro recebem a atenção da Universidade.

As informações para que o semestre transcorra com tranquilidade circulam nos nossos canais oficiais, em nosso portal e nas redes sociais. Não deixem também de acompanhar as centenas de atividades abertas a todos os públicos em diversos campos do conhecimento – ao alcance de um clique. Lembrem-se: perto de completar 60 anos de vida, a UnB foi, é e será sempre plena pluralidade.

Em solidariedade e com extremo pesar pelos que foram diretamente afetados por esta pandemia, vamos em frente. Com a alegria possível pelo retorno ao calendário do que justifica nossa existência, sigamos adiante.

A reitoria da Universidade de Brasília deseja o melhor e mais empolgante semestre letivo possível para esta comunidade linda, excelente, calorosa e solidária.

Um forte abraço,

Márcia Abrahão