SUSTENTABILIDADE

Projeto Recupera Cerrado – Orla Norte do Paranoá vai plantar 1.748 mudas de espécies nativas na UnB em área degradada pela ação humana

A área que será revitalizada fica próxima ao Lago Paranoá, na região do Centro Olímpico. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

A Universidade de Brasília terá 4,37 hectares de área próxima ao Centro Olímpico revitalizada por meio do projeto Recupera Cerrado – Orla Norte do Paranoá. É uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), com a Secretaria do Meio Ambiente da UnB e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), em parceria com a Fundação Banco do Brasil, e será executada pelo Instituto Espinhaço.

A vegetação que será recuperada no campus Darcy Ribeiro corresponde a 11% desta etapa do projeto, que foca na orla norte do Lago Paranoá – continuação do projeto de recuperação de áreas degradadas e danos nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) da Orla do Lago Paranoá. A expectativa é de que o plantio de 1.748 mudas de espécies nativas na UnB seja concluído neste semestre. Ao todo, o projeto Orla pretende regenerar 40 hectares de Cerrado e conta com recursos na ordem de R$ 1,2 milhão, provenientes de compensação florestal.

“Um dos pilares da nossa gestão é a sustentabilidade. E a preservação do Cerrado é primordial. Com o projeto de recuperação, a Universidade só tem a ganhar. Temos uma grande área preservada no Darcy Ribeiro, mas, infelizmente, devido à ação humana, parte da vegetação próxima à orla do Lago, no Centro Olímpico, foi degradada. Desde 2019, com a criação da Secretaria de Meio Ambiente, nós temos avançado muito em sustentabilidade”, destaca a reitora Márcia Abrahão.

>> Em seis meses, UnB aumenta reciclagem em 68,2%

Entre as espécies que serão plantadas, há diversos tipos de ipês e árvores frutíferas. O projeto prevê a retirada de plantas exóticas e invasoras, a fim de permitir que a vegetação nativa do Cerrado possa se restabelecer no local. Em agosto e outubro, o espaço a ser recuperado nas imediações do Centro Olímpico recebeu visitas técnicas para avaliação do cenário. "Esta é uma oportunidade importante para recuperar uma área do campus Darcy Ribeiro degradada há décadas”, diz o secretário de Meio Ambiente da UnB, Pedro Zuchi.

TÉCNICAS – A recuperação da vegetação será realizada de forma manual e semimecanizada. Antes e durante o plantio, haverá controle de formigas. O combate a espécies exóticas e invasoras, principalmente gramíneas, também faz parte do processo.

Espécies exóticas ao Cerrado e invasoras, como gramíneas, serão combatidas. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

O plantio é feito manualmente. Para garantir o desenvolvimento das mudas, elas serão alocadas em berços apropriados para cada espécie, com adubação adequada. A fim de que não falte hidratação, será usado o hidrogel, que serve como uma reserva hídrica em períodos de estiagem, tendo capacidade de absorção e liberação de água e nutrientes.

Após as mudas serem plantadas, haverá o acompanhamento do desenvolvimento delas, especialmente quanto a pragas e doenças. Além disso, tutores de bambu serão instalados para evitar a ação danosa dos ventos e sustentar o caule da planta.

Será realizada periodicamente a manutenção da área em recuperação, com controle de formigas, adubação, combate às espécies invasoras e replantio.

 

Leia também:

>> Reitora e pesquisadores da UnB recebem homenagem da Agência Espacial Brasileira

>> Mostra fotográfica de estudante da UnB recebe premiação internacional

>> Ex-reitor Antonio Ibañez recebe o título de Doutor Honoris Causa

>> UnB recebe prêmio por incentivar a criação de novos negócios

>> Com grande equipe da UnB, filme é selecionado para ir ao Festival de Cinema de Berlim

>> Equipe de Engenharia da FGA desenvolve simulador automotivo

>> Temos mulheres na ciência e queremos mais!

>> Garimpo ilegal, destruição da natureza e violência: o inferno novamente infligido ao povo Yanomami

>> Projeto promove compreensão, tradução e difusão de direitos em aldeias Tikuna

>> Em seis meses, UnB aumenta reciclagem em 68,2%

>> Desligamento por rendimento acadêmico na graduação desconsidera os dois semestres letivos de 2022

>> UnB participa da Semana Pedagógica da Secretaria de Educação do DF

>> Reitoria ouve demandas da Faculdade de Educação

>> Curso de Letras Japonês da UnB completa 25 anos

>> Foi escolhida(o)? Responda a Consulta à Comunidade Acadêmica!

>> Sadi Dal Rosso torna-se Professor Emérito da UnB

>> UnB recebe deputadas indígenas em evento de celebração à política do cocar

>> Docentes da Faculdade de Direito integram Comissão de Anistia

>> UnB celebra visibilidade trans

>> Ana Flávia Magalhães Pinto é a nova diretora-geral do Arquivo Nacional

>> UnB sedia INCT com foco em mulheres pesquisadoras

 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.