GESTÃO

Professores, estudantes e técnicos solicitaram ampliação e modernização de espaços, além de mais técnicos e docentes para a unidade

Comunidade da Faculdade de Educação recebeu a gestão central da Universidade para diálogo. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Nesta quinta-feira (2), a Faculdade de Educação (FE) recebeu a reitora Márcia Abrahão e representantes da Administração Superior da Universidade de Brasília para um diálogo com estudantes, professores e técnicos administrativos da unidade. A revitalização e ampliação de espaços da FE foram pontos de destaque, com foco especial para o Auditório Dois Candangos e a instalação de uma plataforma de acessibilidade no prédio FE3.

A diretora da Faculdade de Educação, Liliane Campos Machado, apresentou conquistas, demandas e desafios da FE, principalmente a reforma do Dois Candangos. “Buscamos reafirmar o papel da faculdade na Universidade como um alicerce fundamental de integração e como um agente de transformação social e emancipação, além da formação de profissionais da educação", disse. "Hoje, produzimos o material didático de todos os alunos cegos. E começamos um trabalho de reorganização de setores, por demanda e por perfil”, detalhou a diretora.

Além de ressaltar a importância do encontro, "uma conversa bem aberta, em que todos os assuntos são permitidos", a reitora Márcia Abrahão detalhou questões orçamentárias dos últimos anos e o modo como a gestão vem trabalhando para garantir recursos das unidades acadêmicas. “Mesmo com todas as dificuldades, a UnB segue realizando obras, reformas e melhorias. Estamos com o projeto praticamente pronto para o Dois Candangos e estamos trabalhando para licitar ainda este ano”, afirmou.

O secretário de Infraestrutura da UnB, Augusto Dias, adiantou que o projeto da plataforma de acessibilidade foi concluído. A expectativa de publicação do edital de licitação é para este ano. “Vamos pensar em novos espaços de vivência, salas de aulas e revitalização do jardim, de modo a dar conforto a vocês, professores e alunos”, completou o secretário.

Vice-diretora da unidade, Danielle Nogueira elogiou o trabalho de aproximação da gestão com as unidades acadêmicas. “Sabemos das dificuldades que a Universidade enfrenta. Mesmo que nossas demandas não sejam resolvidas imediatamente, temos a escuta. Na Secretaria de Infraestrutura, temos sempre resposta. Outro desafio que tínhamos era o acolhimento dos alunos, mas, com o apoio do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), conseguimos atender os nossos estudantes”, relatou.

Outro pedido da unidade é por mais docentes. “Todos nós somos sobreviventes de uma tragédia social que vivemos nos últimos seis anos. E a Universidade sofreu mais ainda. Graças a instrumentos criados em governos anteriores, como banco de professores substitutos, conseguimos fazer a reposição de quadro de docentes. Com o esforço da gestão, pudemos aumentar, um pouco, as vagas para professores", explicou a decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes.

Dois estudantes, Maria Luísa e Rerê Lima, ambos coordenadores da gestão do Centro Acadêmico de Pedagogia, apresentaram uma carta à reitora com solicitações dos discentes. “Gostaríamos que sejam instalados aparelhos de ar-condicionado nas salas onde não tem ventilação e mais pontos de iluminação próximo ao nosso prédio”, pediu Maria Luísa. “Os estudantes demandam mais espaços de convivência. A sala que temos atualmente comporta poucos discentes”, complementou Rerê Lima.

“Quero parabenizar a Faculdade de Educação pela parceria com a Universidade e pela excelência do trabalho realizado, o que reflete em melhores indicadores acadêmicos”, frisou Márcia Abrahão.

HISTÓRIA – Projetada em 1961, a FE conta com três prédios (FE1, FE3 e FE5). Um dos primeiros auditórios de Brasília fica na Faculdade de Educação, o Dois Candangos, que já abrigou espetáculos teatrais e mostras de filmes. Foi nesse local que Darcy Ribeiro fez o discurso de inauguração da Universidade em 21 de abril de 1962.

À época, além de abrigar o curso de Pedagogia, a estrutura hospedou a Reitoria e outras graduações, até que houvesse a conclusão de outras obras do campus. Atualmente, a FE tem 3.513 membros, entre professores, estudantes, colaboradores e técnicos administrativos. Desse total, 1.686 são estudantes.