INTERNACIONALIZAÇÃO

Em reunião com representantes da AUF, reitora e secretário de Assuntos Internacionais conversaram sobre atuação da Universidade no cenário global

Em encontro, representantes da administração superior e agência francesa discutiram retomada de cooperação. Foto: Divulgação

A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, e o secretário de Assuntos Internacionais, Virgílio Pereira de Almeida, reuniram-se com representantes da Agence Universitaire de la Francophonie (AUF), nesta quinta-feira (26). No encontro, realizado no Salão de Atos, as duas instituições conversaram sobre retomar parceria suspensa em 2019, o que permitirá a estudantes, professores e técnicos concorrer em editais para pesquisa, publicação, mobilidade, entre outros.

Márcia Abrahão considera a cooperação uma oportunidade de avançar na internacionalização da Universidade, uma das prioridades da gestão. “Temos tradição em colaborações. Conseguimos ampliar ainda mais a presença da UnB no cenário mundial. Hoje, nosso principal parceiro internacional é a França”, destacou a reitora.

O diretor regional para as Américas da AUF, Saulo Neiva, ressaltou a importância que a UnB tem na educação superior do Brasil e o reconhecimento internacional obtido por meio de rankings. “Estamos convencidos de que a Universidade de Brasília tem muito a contribuir com a Agência. A governança aplicada na UnB é um exemplo”, disse o diretor.

AGENCE – A AUF é a maior rede de universidades no mundo, com mais de mil membros, em mais de 119 países. No Brasil, 17 instituições são associadas. Todas as universidades francesas e francófonas do Canadá são membros. A Agência é, também, parceira reconhecida por diferentes instâncias internacionais como a União Europeia. Entre os objetivos da entidade estão oferecer apoio financeiro, intercâmbio de conhecimento, diplomacia científica, suporte pedagógico e empregabilidade para os estudantes.

PARA O MUNDO – Esta gestão tem como um dos focos a internacionalização da Universidade de Brasília e a preparação dos estudantes para atuar além do local. Em novembro de 2022, a UnB foi eleita presidente do Grupo Tordesilhas de Universidades, uma cooperação entre instituições brasileiras, espanholas e portuguesas para vínculos acadêmicos, culturais e socioeconômico, e que visa colaborar nos campos de ciência, tecnologia e inovação.

Atualmente a UnB é filiada ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), à Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), à Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), ao Ibero International Higher Education (Iberonex), ao programa Geminae da Rede Unita. “Iniciamos também o processo de participação na United Nations Academic Impact (Unai), da Organização das Nações Unidas (ONU)”, adiantou o secretário Virgílio Almeida.

No último biênio, a instituição firmou 111 acordos com universidades estrangeiras; esteve em três feiras internacionais; colocou 30 estudantes em mobilidade; distribuiu 70 bolsas de doutorado sanduíche e 13 bolsas de professor visitante.