ESPORTE

Há práticas exclusivas para a comunidade acadêmica e abertas ao público externo, todas iniciadas em 30 de janeiro. Inscrições estão abertas

Projeto Nado Livre e Clube de Natação estão com inscrições abertas. Interessados devem apresentar documentação na Secretaria de do Centro Olímpico (saiba mais abaixo). Foto: Mariana Costa/Secom UnB

Quem gosta de atividades físicas poderá contar, ainda este mês, com uma novidade. O Centro Olímpico da Universidade de Brasília volta a oferecer à comunidade, a partir de 30 de janeiro, atividades nas piscinas de seu Parque Aquático.

Voltado a estudantes, servidores e colaboradores da Universidade, o projeto Nado Livre incentiva a prática de natação por meio do uso livre das piscinas do CO, sem apoio de professor. A atividade é ofertada segunda, quarta e sexta-feira, das 12h às 14h, com monitoramento por segurança salva-vidas. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas gratuitamente pela Secretaria do Centro Olímpico. Para participar, é necessário já saber nadar.

As aulas do Clube de Natação também estão de volta de segunda a sexta-feira, das 12h às 14h. A prática conta com professor para ensino de técnicas de nado e é aberta à comunidade acadêmica e externa. A inscrição é feita diretamente com o Clube e a mensalidade varia de R$ 80 a R$ 177, a depender da frequência desejada. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

"A oferta do Nado Livre e do Clube de Natação é de extrema importância para a comunidade interna da UnB e externa, considerando que propicia a prática regular da natação sob supervisão profissional, o que viabiliza a obtenção dos diversos benefícios que a modalidade tem a oferecer, como melhora em parâmetros de saúde física e mental, aumento da aptidão física e desenvolvimento de habilidades de autossalvamento", observa a coordenadora do Parque Aquático do CO, Rochelle Costa.

O chefe do Centro Olímpico, Victor Lage, frisa, ainda, que as práticas aquáticas, além de outras modalidades esportivas e culturais oferecidas no local, contribuem para a integração dos participantes e a construção de hábitos saudáveis. "A prática regular de exercícios físicos relaciona-se à prevenção e à promoção da saúde em suas múltiplas formas, em todas as faixas etárias."

Para participar de ambas as atividades, é necessário apresentar, na Secretaria do Centro Olímpico, atestado médico confirmando que o interessado não possui doenças infecto-contagiosas; documento original com foto; comprovante de vínculo com a Universidade, para o Nado Livre; e contrato, para o Clube de Natação.

É possível realizar exame médico gratuitamente pelo CO de segunda a quinta-feira, nos seguintes horários:

Segunda – 14h30 às 18h00;
Terça – 08h00 às 12h30;
Quarta – 14h00 às 18h00;
Quinta – 08h00 às 12h00.

É solicitado aos participantes das atividades o uso obrigatório de trajes de banho adequados (sunga, bermuda de natação, maiô e touca, exclusivamente).